[GUFSC] Lei de copyright americana esta sendo testada nos tribunais brasileiros

Jose Eduardo De Lucca delucca em inf.ufsc.br
Quinta Junho 10 18:52:04 BRT 2010

Emilio.
Tua interpretação do caso está correta, mas o texto lá do meiobit está
super enviesado, mal escrito, o cara que leu em inglês não entendeu e
quando escreveu, piorou o caso (aliás, para variar, não tem vez que eu
leia algo daquele site que esteja minimamente ok)

Na lista PSL-Brasil foi apresentado o assunto: Até agora, ninguém foi
condenado a nada. Houve uma sentença em primeira instância contra o
pedido da MS (e, claro, a MS vai recorrer). O argumento admitido pelos
juízes foi justamente o da não-reciprocidade da lei americana (ou seja,
a lei lá é diferente da lei cá). Como tal, os direitos das empresas
americanas não precisam ser respeitados aqui - princípio da nossa
diplomacia.

Evidentemente, isso é temporário e logo logo a justiça federal recoloca
as coisas nos eixos, até porque já há divergências quanto à
interpretação de direitos autorais na nova lei que o Brasil pretende
adotar e as pressões das grandes corporações de conteúdo (cinema, música
e livros)  somada às das corporações de software serão grandes,
insuportáveis, junto ao governo americano para pressionar o Brasil e
mesmo sobre o governo brasileiro.

De Lucca