[GUFSC] Road map

Jefferson Luiz Oliveira de Campos foguinho.peruca em gmail.com
Quinta Janeiro 7 11:12:36 BRST 2010

Olá!

Muito obrigado pelos conselhos.

Atualmente, encontro dificuldade técnica em utilizar o GNU Build
System. Eu trabalho em uma ONG (Projeto Pérola - www.perola.org.br) e
estou desenvolvendo um sistema para gestão de menores em risco social
(FAI - Ficha de Acolhimento Individual), atualmente em tecnologia
proprietária, o qual eu gostaria imensamente em migrar para tecnologia
livre. Paralelamente estou desenvolvendo um sistema interno para a
gestão da ong. Um dos módulos comuns aos dois projetos é o de
biometria (identificação e cadastro da pessoa). A alternativa as
bibliotecas proprietárias que eu achei foi a libfprint
(http://www.reactivated.net/fprint).

A minha dificuldade atual está (em menor escala) modificar/compilar a
biblioteca e principalmente em configurar o ambiente para
desenvolvimento. Portanto, o que eu procuro é a maneira de configurar
o ambiente de desenvolvimento GNU (GNU Build System) e sua dependência
e também aprender a como modificar esse ambiente de modo que eu possa
alterara-lô para desenvolver essa ferramenta.

Eu Busquei a informação no site do gnu.org e em algumas comunidades
mas não consigo encontrar informação suficiente. Na verdade, a minha
maior dificuldade é organizar a informação que está no site gnu.org.
Foi por lá que eu cheguei a esta lista.

Atualmente o projeto já tem uma versão de desenvolvimento -
http://kenai.com/projects/tsunade . O projeto está em JAVA (JSP) e sei
que seria necessário utilizar "binding" para JAVA, porém no momento
estou disposto a utilizar a versão com GTK+ (inclusive o programa de
demostração).

Um exemplo real de como estou aparentemente "trancado do lado de fora"
(apaesar de conhecer e ver como funciona a fechadura) é que tenho os
fontes do programa-exemplo libfprint
(http://www.reactivated.net/fprint/wiki/Fprint_demo) porém não estou
conseguindo modifica-lo para que ele faça acesso ao mysql e recupere a
informação de uma pessoa cadastrada (eu desenvolvie uma rotina bem
simples que realiza o cadastro de pessoa em C e foi uma dificuldade
enorme para compilar devido a 1 simples linha que faltava adicionar no
makefile).

Outro ponto: estou interessado em levar estes projetos e conhecimento
à minha comunidade local, através de cursos que eu pretendo ministrar
além de envolvê-los nos projetos.

Desde já muito obrigado pela atenção,
Jeff

2010/1/6 Emílio Wuerges <wuerges em gmail.com>:
> Ola' Jefferson,
>
> A maneira mais comum de comecar a desenvolver software livre e' corrigir bugs:
> Procurar e resolver os bugs de projetos de codigo livre.
>
> A maioria dos softwares livretem listas de e-mail e canais de irc onde
> os desenvolvedores estao sempre dispostos a responder duvidas e orientar.
> Eu sempre fui muito bem atendido.

> Emilio Wuerges
> LAPS - Laboratorio de Automacao de Projeto de Sistemas
> UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
> Brasil

Att.
Jefferson Luiz.