[GUFSC] Road map

Wagner Saback Dantas wagners em geness.ufsc.br
Quarta Janeiro 6 14:42:11 BRST 2010

Jefferson Luiz Oliveira de Campos escreveu:
> Oi!
>
> Meu nome é Jefferson (todos vocês podem me chamar de "Jeff"). Tenho
> experiência com o GNU / Linux (Debian e Ubuntu - usuário final e
> administrador - Eu entendo que como instalar 'diretórios samba', entre
> outros) e eu trabalho com desenvolvimento de software (Java,. NET e
> "linguagem web" - ou seja, html / javascript).
> Então, eu quero aprender a ser um desenvolvedor GNU e usar as
> ferramentas GNU em meus projetos (projetos de código aberto também).
> Eu pesquisei o site todo (gnu.org) e eu encontrei alguns manuais. Isso
> [...]
Boa tarde, Jeff(erson),

As formas de atuação são diversas, e o primeiro passo pode ser mais
simples e flagrante do que nós imaginamos: tudo começa com o que mais
nos chama a atenção, com o que nós gosta(ría)mos de fazer.

Em termos mais palpáveis, vale buscar a interação com projetos com os
quais já guardamos alguma experiência -- tanto com um software como uma
área de conhecimento -- ou apreço especial. Normalmente, reunindo
experiência e gosto, opta-se pelo contato com aqueles onde se é usuário
pois são projetos que já são parte do nosso cotidiano e sobre os quais
sabemos algo, no todo ou na parte, motivador: qual é a missão do
projeto, qual é o objeto de desenvolvimento (e.g., software,
documentação), quem participa, qual é a dinâmica de participação, quais
são os recursos e ferramentas usados, quais são os mecanismos de
colaboração e disseminação (e.g., recursos na rede, licenças adotadas
para os objetos de desenvolvimento), etc. De uma análise prévia dessas
informações, conseguimos ponderar mais seguramente a respeito de
questões como (e não só):

a) Onde e como eu posso atuar? Há sinergia entre os valores donde eu
pretendo atuar e do que eu ponho para mim como direcionamento pessoal?

b) Qual é a importância de minha contribuição? Ou, em mais miúdos: De
que maneira eu ajudo e posso ser ajudado (i.e., eu dou, recebo e
retribuo tendo em vista interesse e desinteresse juntos) quando de minha
atuação?

c) É possível conciliar a minha atuação com os meus conhecimento prévio
(incluindo conhecimentos técnicos), traço ético e experiência humana atual?

d) Há barreiras adicionais de outra ordem (e.g., técnica, ética, moral,
cognitiva, operacional, etc.) para a minha potencial atuação?

e) O resultado esperado por mim -- e o que presumo a partir do outro --
de minha contribuição vai de encontro aos os meus princípios?

Havendo mais questões ou querendo detalhar mais o que você tem em mente,
fique à vontade para trocar idéias.

Cordialmente,
Wagner.