[GUFSC] Res: Res: Institucionalização do GUFSC?

Paulo Manoel Mafra mafra em das.ufsc.br
Sábado Setembro 26 00:13:56 BRT 2009

Caros colegas, venho expor minhas opinioes sobre o assunto.

Primeiramente, o que seria uma "Institucionalização" do GUFSC
efetivamente ? No que isso mudaria no grupo ?

O que e' o GUFSC ?
Poderiamos dizer que o GUFSC e' um grupo de usuarios de SL da UFSC,
composto por professores, tecnicos, alunos, ex-alunos e simpatizantes de
SL. Ora, se o grupo e' formado por pessoas e estas pessoas formam a
UFSC, o GUFSC e' parte da UFSC. E como parte da UFSC, ja utiliza todos
os inumeros recursos fornecidos pela UFSC.

Se gastamos nosso "precioso" e "escaco" tempo participando de algum
projeto do GUFSC (palestras, escola livre, etc), estamos:
1) aprimorando nosso conhecimento acerca de um determinado tema (para
apresentacao de uma palestra por exemplo)
2) ajudando outras pessoas, fazendo com que outras pessoas se juntem ao
movimento, dando um retorno aa sociedade que tanto investe na UFSC (e
indiretamente no GUFSC) na formacao de seus alunos, tecnicos e
professores

Ai eu me pergunto: O GUFSC como um grupo, ja teve algum pedido de
recursos negado pela UFSC ? Pelo que me lembro, todos os projetos do
grupo tiveram apoio da universidade. Se muitos desses projetos nao foram
pra frente, o principal motivo foi a saida de alunos, que participavam
ativamente do movimento.

Vejo que a maneira mais facil de atrair novos alunos e' atraves de
palestras. Sei que muitos podem ajudar nesta tarefa.

Talvez seja hora de participar ativamente de novos e antigos projetos do
grupo ao inves de "institucionalizar" o GUFSC e/ou continuar sem fazer
nada pelo grupo, sem "gastar" o "precioso" tempo para ajudar outros
interessados em SL.

Outro problema que vejo e' que o GUFSC nao deve servir como uma "empresa
terceirizada" que vai resolver os problemas da UFSC. A funcao do GUFSC
e', alem de difundir o SL, sugerir solucoes para os problemas da UFSC.
Nao temos a missao de colocar a mao na massa e fazer as coisas, temos a
missao de sugerir mudancas sustentaveis com o uso de SL.

Abracos,
Mafra.