[GUFSC] Institucionalização do GUFSC?

Renan Noceti renano7 em yahoo.com.br
Sexta Setembro 25 15:15:45 BRT 2009

Prof. Daniel e demais,

Fico feliz com a iniciativa de tocar o GUFSC pra frente, mas tenho receio que estejamos trocando os pés pelas mãos. Antes de nós preocuparmos em institucionalizar o GUFSC, seja por meio de associação, ONG, grupo de pesquisa ou projeto de extensão, temos que ter clareza sobre o quê estamos institucionalizando, e para quê institucionalizar. Não me parece que "para reinvidicar coisas à UFSC de forma oficializada" seja uma boa resposta. Vamos reinvidicar o quê? Além disso, seria "reinvidicar" o nosso papel, a melhor forma de intervenção?

Mais uma vez, vou propor aquele caminho sistematizado: que nos reúnamos para produzir e organizar as seguintes informações:
a. que problemas ou potencialidades existem na UFSC em relação à informática e uso de software livre?
b. que tipos de soluções ou situações melhores desejamos produzir?
c. quais as atividades que podemos realizar, com os recursos que temos, para mudar da situação A para B?

Há pelo menos esses três passos como um procedimento seguro para garantir uma intervenção qualificada por parte do GUFSC. A institucionalização do grupo pode vir a ser uma medida que tomemos como decisão a partir de (c) - mas isso precisa ser avaliado a partir do que desejamos produzir.

À parte disso, corremos o risco de cair na ciranda que o governo e a universidade repetem há décadas, apesar do conhecimento produzido pela própria universidade que poderia preveni-lo: burocratizar e realizar atividades lúdicas sem função clara, muitas vezes mais servindo para conquistar status e poder político que para efetivamente produzir mudança social.

Acho que podemos (e temos como responsabilidade) fazer melhor do que isso.

Att.

Renan Noceti

----- Mensagem original ----
De: Daniel Martins <danielemc em gmail.com>
Para: gufsc em softwarelivre.ufsc.br
Enviadas: Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009 11:19:50
Assunto: Re: [GUFSC] palestras do grupo

Como já falei anteriormente é importante queo GUFSC se formalize para
que tenhamos peso quando pleitearmos algo junto a Administração da
UFSC.

para isto temos alguams alternativas

1. Criar uma associação e todos os seus encargos (para mim pior hipótese)
2. Criar uma ONG e pelitear verbas públicas
3. Criar um grupo de pesquisa CNPq (se tivermos uma arrazoado de
pesquisas que possa ser coadunada)
4. Criar uma atividade perene de extensão na UFSC (para mim melhor hipótese)
5. Combinação das anteriores
6. Outra ideia criativa

Podemos aproveitar a lista de palestras e fazer o primeiro esboço ou
um projeto de extensão vinculado a isto

Sugiro o Aguinaldo ou o Jean-Marie  como coordenador geral deste projeto

O Altamir, Nogueira ou até mesmo eu podemos assumir casos eles não possam

Isto facilita a negociação na hora de falar com uam comissão.

A primeira pergunta que eu faria se estivesse na comissão seria

- GUFSC? O que é o GUFSC?

A segunda seria

- Por que eu atenderia o GUFSC?

A terceira seria

- Se eu não atender o GUFSC, o que pode acontecer? Se eles forem à
imprensa dirão que são o quê?

Gostaria de saber a opinião de vocês.

Daniel

vejo 2 opç