[GUFSC] Res: Proposta de palestras: Software livre e organização

Renan Noceti renano7 em yahoo.com.br
Sexta Agosto 21 19:55:28 BRT 2009

Prof. Daniel,

Obrigado pelos cumprimentos elogiosos ao meu relato da primeira reunião do GUFSC. Infelizmente, sou obrigado a recusá-los, pois eu não achei meu relato tão excelente assim. Escrevi sobre a importância de avaliarmos a função da nossas atuações, em detrimento de propor atividades sem muita clareza. O meu próprio texto não cumpriu sua função. Acho que ele mesmo serviu de atividade vazia... haha

Se retornarem ao meu relato, percebam que eu critiquei, entre outras coisas, a proposição de palestras como pauta de atividades. Notem: não sou contra as palestras. Pelo contrário, acho muito legais e eu mesmo sou muito interessado em participar das duas que você sugeriu, e acredito que seriam úteis para outras pessoas também. Mas fico preocupado quando a atuação do GUFSC se resume a isso.

Vou tentar tornar mais claro o que eu propus como atividades, coerentes com uma atuação com função clara. A primeira função da lista encadeada que propus é a de caracterizar problemas relacionados à informática na realidade da UFSC. Como isso acontece na forma de uma atividade? Aqui vão alguns exemplos:

- Alguns membros do GUFSC podem pesquisar documentos na internet, arquivos antigos do grupo, ou quaisquer outras fontes de informação que produzam visibilidade sobre o "mau uso" de software nas universidades. (a proposta do professor Altamir para a política de SL na UFSC é um exemplo de fonte para esse tipo de informação, entre vários outros tipos de boas contribuições contidas naquele documento). Ou seja, identificar informações sobre problemas.

- Poderíamos nos reunir, como um encontro do GUFSC, com ou sem café, para sistematizar e hierarquizar essas informações, na forma de problemas a serem enfretados.

Eu poderia continuar essa lista. A próxima etapa seria caracterizar soluções, para depois (aí sim) propor atividades que pudessem resolver os problemas mais urgentes, com uma direção clara de qual solução queremos produzir.

---

À parte dessas considerações sobre o que deveríamos fazer, eu reitero minhas preocupações com o GUFSC como movimento. Onde estão as pessoas? Onde está a movimentação para organizar novos encontros do GUFSC, como ficou combinado no primeiro encontro? Não estou culpando ninguém, eu me sinto também responsável por esse movimento. Eu mesmo havia anunciado que iria montar um novo formulário para os próximos encontros, e infelizmente, não o fiz. Ninguém mais o fez. Parece que o movimento "esfriou" depois daquela última semana de férias, e que só reanimou agora com algumas propostas do Prof. Daniel, do Prof. Altamir e do Lucas.

Eu gostaria de poder participar mais. Mas uma intervenção desse tipo - organizar um movimento, criando condições para a participação dos membros e operacionalização de todas as etapas com um fim claro, é uma tarefa que exige bastante tempo e energia. Tempo e energia que não tenho, estou envolvido em projetos demais no momento. E, entre fazer mal feito e não fazer, prefiro aguardar uma oportunidade de fazer bem-feito. Hehe.

Enfim. Estou jogando o problema pra todos nós. Se houver reuniões periódicas, posso me comprometer a aparecer e ajudar em algumas orientações, se é que avaliam que minhas considerações sobre a função do movimento são válidas. Mas não posso me comprometer a coordenar e operacionalizar todas essas atividades que explicitei na forma de relato.

Se alguém tiver o tempo e a disponibilidade para tocar o movimento (o Lucas se mostrou entusiasmado?), mande um e-mail. Farei o possível para ajudar.

Fica aí meu exame sobre nosso atual estágio de trabalho. Espero que contribua.

Att.

Renan