[GUFSC] Problemas com instalação do Debian

altamir em emc.ufsc.br altamir em emc.ufsc.br
Quinta Março 23 00:55:20 BRT 2006

Vladimir,

Eu ultimamente tenho instalado o Xorg. Voce pode carregar o xserver-org e mais
os fontes necessários para configuração. Se fizeres a escolha através do
dselect ele vai mudar de página indicando pacotes adicionais que seria preciso
para intslar junto com o xserver.

Possivelmente, depois disso o debian vai perguntar quais as caracteristicas de
tua placa (endereço PCI), tipo de teclado, mouse, tamanho de tela, etc.

Se não fizer nada disso, você pode rodar o programa Xorg --configure. Ele vai
criar uma cópia da configuração do xorg.conf no diretório root. E você pode
testá-lo via Xorg -xf86config /root/xorgnew.conf.

Algumas vezes este teste não funciona, pois nem sempre o Xorg consegue
configurar adequadamente o teclado e o mouse. Para isso podes utilizar uma
configuração antiga do XFconfig-4 ou mesmo do xorg.

Depois disso, instale o gdm, ou kdm ou ainda o xdm,  um deles para criar o shell
gráfico para rodar os programas gráficos como o gnome ou xfce4 ou kde.

Bom espero ter ajudado.

Altamir

Citando vladimir em inf.ufsc.br: