[GUFSC] GNU/Linux no LabGrad

Robinson Pizzio rpizzio em eel.ufsc.br
Terça Março 21 20:28:03 BRT 2006

> Dennis Jensen Jr escreveu:

> Que nada, se é pra colocar, que se coloque um Opteron 64bits com o
> máximo de RAM possível (mais que 4GB com certeza) =P
>
> Mas falando sério, estamos falando de mais de 200 máquinas.É bonita a
> idéia, mas será que é aplicável nesse caso?

O processador não faz muita diferença, mas sim a quantidade de memória.
Eu implantei em 2003 um servidor para acesso de desktops remotos (Pentium
150MHz) os primeiros testes foram com o Win2003 Server - com Linux fica
melhor ainda).
Era um Servidor DELL com Xeon Dual 2GHz (ou algo parecido) e 4GB
de RAM. Conseguimos rodar aplicações windows (tipo office e outras)
para 60 máquinas ao mesmo tempo. A memória total utilizada ficou na
casa de 2GB e o processamento do server ficou muito, mas muito longe
da capacidade de processamento disponível.
Já com Linux eu não acompanhei os testes pessoalmente, mas sei que os
resultados foram ligeiramente melhores....

--
Robinson Pizzio