[GUFSC] GNU/Linux no LabGrad

Adriano Winter Bess awbess em gmail.com
Terça Março 21 16:53:54 BRT 2006

On Tue, Mar 21, 2006 at 04:28:55PM -0300, Gleidson Echeli Leopoldo wrote:
> Oi pessoal, essa semana andei indo no labgrad algumas vezes e me
> surpreendi por ter praticamente metade (talvez um pouco menos ou um
> pouco mais) dos computadores do LabGrad com GNU/Linux rodando neles,

Também percebi a mudança semana passada (fazia bastante tempo que eu não ia ao
Labgrad). O problema é que agora tem que fazer login e eu esqueci minha conta de
usuário e senha ;)

> mais precisamente SuSE 10.0. Gostei da iniciativa e não sei se teve
> alguma ajuda do GUFSC ou participação de alguém da lista mas... SuSE
> 10.0????
>
> Nâo poderiam ter colocado algo mais leve do que o SuSE 10.0 com tudo
> instalado (GNOME, KDE, e várias e várias outras coisas) visto que
> aqueles computadores são modestos?

Na minha opinião o problema não é o SuSE, mas sim o fato de usarem ambientes
como GNOME e KDE, que realmente não são adequados para hardware mais antigo.

> É clara a diferença de performance entre os micros com Windows e os com
> SuSE. SuSE ficou lento praquelas máquinas. Acho que podiam ter pensado
> mais no desempenho da máquina do que em impressionar visualmente os
> usuários.

Mais uma vez, não acho que a culpa seja do SuSE. Qualquer distribuição, ajustada
adequadamente, poderia servir. Acho que é importante balancear o apelo ao visual
gráfico e usabilidade com desempenho, de forma a tentar agradar tanto "gregos
como troianos". Obviamente a melhor solução neste sentido seria utilizar o Xfce --
e aqui estou eu começando um novo "flame" ;)

Abraços,
Adriano
--
Adriano Winter Bess