[GUFSC] Licenças GPL e BSD

Gleidson Echeli Leopoldo gleidson em inf.ufsc.br
Sábado Março 4 12:19:34 BRT 2006

Oi pessoal, visto que estão começando a discutir licenças, acho que é
melhor um tópico mais específico, então segue esse :)

Na minha opinião, concordo mais com a licença GPL do que com a BSD. Acho
que sem a GPL não teríamos tantos softwares livres como temos hoje,
visto que com certeza alguém já teria fechado, por exemplo, o código do
Linux faz tempo, se ele fosse distribuído pela BSD, assim como a Apple,
Microsoft e outras fazem com código BSD: aproveitam-se do trabalho da
comunidade que o desenvolveu, esperando ficar relativamente bom e depois
disso alteram um pouco e fecham para seu próprio uso. Cadê a
colaboração? A troca de favores, já que eles mesmos contaram com a ajuda
da comunidade que desenvolveu o código? Não acho isso justo com a
comunidade.

Para alguns que pensam o seguinte: "Se eu tive acesso ao código, por que
deveria impedir alguém de fazê-lo?". Mas a BSD não impede. O código
original, antes de ser fechado, ainda te permite fazer isso e continua
sob a mesma licença BSD. O que pode ser fechado são as modificações, e
melhorias, nele.

Acho a GPL mais justa na medida que impede alguém de se dar bem em cima
do trabalho de outrém. A GPL é virosa? E o que tem demais nisso? Nada
mais justo para a comunidade, já que tu estás fazendo uso de um código
que não foi tu quem escreveu, então por que tu achas que tem o direito
de fechá-lo?

Ao meu ver são duas licenças que tem finalizades diferentes: enquanto a
BSD se preocupa mais com códigos e no autor dele, a GPL se preocupa,
além do código e seu autor, com o lado filosófico também e com a
manutenção do software livre, uma vez que garante o não fechamento de
códigos e te obriga a contribuir, se tu usar código GPL.

Espero que isso não vire mais uma das discussões que todos estamos
cansados de ver em fóruns, canais e sites de notícias por aí.