[GUFSC] Licenças GPL e BSD

dsantos em hydroxyl.org dsantos em hydroxyl.org
Sábado Março 4 15:30:18 BRT 2006

> Oi pessoal, visto que estão começando a discutir licenças, acho que é
> melhor um tópico mais específico, então segue esse :)
>
> Na minha opinião, concordo mais com a licença GPL do que com a BSD. Acho
> que sem a GPL não teríamos tantos softwares livres como temos hoje,
> visto que com certeza alguém já teria fechado, por exemplo, o código do
> Linux faz tempo, se ele fosse distribuído pela BSD, assim como a Apple,
> Microsoft e outras fazem com código BSD: aproveitam-se do trabalho da
> comunidade que o desenvolveu, esperando ficar relativamente bom e depois
> [...]

Ola,

Talvez fique mais claro assim:

Licença GPL:
"Alunos da universidade _TEM_ liberdade de expressao, _MAS_ eles _TEM_ que
falar bem dos professores"

Licença BSD:
"Alunos da universidade _TEM_ liberdade de expressao"

Se voce levar para o lado filosofico, a la FreeSoftware Fundation, o
'power' [1] mencionado pela GPL nem sempre eh seguido, alguem por acaso
viu o codigo do celular Linux da motorola ? (entre outros)
De que me adianta ter um kernel GPL e usar todos os drivers binarios
e proprietarios ?
Porque a FSF premia uma pessoa por escrever codigo BSD [2] ?

[1] http://www.gnu.org/philosophy/freedom-or-power.html
[2] http://www.fsf.org/news/fsaward2004.html