[GUFSC] BSD

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Sábado Março 4 10:18:47 BRT 2006

On Fri, Mar 03, 2006 at 09:30:38PM -0300, dsantos em hydroxyl.org wrote:

> Ola,

Oi, bom dia,

> Quando voce fala em licenciamento, voce tem que pensar como voce esta
> recebendo aquele _codigo_.

Eu penso no efeito deste uso, não no recebimento na verdade. Vejo que,
ao receber o código, devo mantê-lo de maneira acessível para que todos possam
usufruí-lo como eu o fiz. A existência de mecanismos, como licenças
que seguem o copyleft, garantem esta premissa.

> Quando eu recebo um codigo BSD eu tenho a liberdade de fazer o que
> bem entendo com ele, desde que mantenho os creditos, inclusive posso
> libera-lo fechado. Se eu liberar o codigo fechado ja nao eh mais codigo :)

De fato. :-)

> Quando eu recebo um codigo GNU ou afins eu nao tenho a liberdade de
> fecha-lo, ou seja a licenca nao me satisfaz pois eu nao tenho total
> liberdade.

Isto para mim é paradoxal. Tenho a liberdade de fazer o que quero, então posso
fechar o código inclusive, mas restrinjo o acesso de outrem; se restrinjo
alguém de fechar, deixo que outrem também tenha acesso ao código, o que mantém
a liberdade de se mexer no código ou vê-lo por outro motivo. Das duas opções,
escolho a segunda. Questão, a priori, puramente filosófica e pessoal.