[GUFSC] De saco cheio com comunidade Linux

Adriano Winter Bess awbess em gmail.com
Sábado Março 4 00:20:22 BRT 2006

On Fri, Mar 03, 2006 at 11:03:27PM -0300, Gleidson Echeli Leopoldo wrote:
> [...]
> E realmente é com a comunidade, e não com o sistema. Me aborrece muito o
> fato de cada vez que eu visito sites de notícias sobre Linux e software
> livre eu ver enchurradas de comentários nada construtivos, brigas
> infantis e gente que só pq aprendeu a usar a linha de comando na semana
> passada acha que pode sair esnobando os pobres mortais que ainda não
> sabem atualizar o sistema sem interface gráfica.

Infelizmente isto é verdade, e já que estamos desabafando mesmo (hehe), confesso
que eu não simplesmente me aborreço com isto como simplesmente acho
insuportável. No entanto, é preciso que se faça uma observação quanto a isto.
Nas palavras do "sábio" Maradona (!!), "idiotas existem em toda a parte". Isto é
uma verdade tão ampla que não se restringe a questão de conhecimento de software
livre. Parece que sempre vai haver alguém metido a besta querendo se
auto-afirmar através de seu conhecimento - seja lá qual for o conhecimento - ou
então simplesmente disposto a atormentar a vida dos outros. Apesar disto, nem
tudo é simplesmente joio. Existe com certeza muito trigo também na comunidade de
SL, lembrando ainda que SL não se trata do sistema X ou do sistema Y (até porque
como alguém já mencionou tempos atrás, o sistema X é infinitamente superior ao Y
- haha). Minha receita é ignorar o joio e aproveitar ao máximo o trigo! ;)

> Outra coisa que também me aborrece é a montanha de tutoriais de como
> trocar papel de parede e instalar o java sun e a falta deles no que se
> refere a coisas um pouco mais complexas que isso. Não tem uma boa
> documentação (como vcs mesmo falaram) disponível pra alguém que queira
> se aprofundar um pouco mais mas que também não quer ser um expert em
> Bash e arquitetura de computadores.

OK, na minha opinião isto é muito relativo. Não quero entrar no mérito de qual
sistema possui mais linhas de documentação ou coisa do tipo, mas é muito fácil
conseguir documentação e informação de uma infinidade de formas (Google, sítios
especializados, IRC, etc.) para diferentes propósitos. Você poderia citar
exemplos de documentação que precisou e não encontrou?

Simplesmente não entendi quando você disse que queria se aprofundar mais mas não
quer ser um expert. Aprofundar-se no conhecimento de algo, seja lá o que for,
requer que você aprenda cada vez mais e mais coisas, o que de certa forma é
bastante natural na minha opinião. À medida que seu conhecimento a respeito das
ferramentas que você utiliza se amplia, você automaticamente vai se tornando um
expert.

> Posso estar errado, mas com a popularização do Linux, parece que isso
> vêm criando uma legião de idiotas que se acham gurus e saem por aí
> "ajudando" os necessitados e falando como se fossem Stallman, Raymond ou
> Maddog mas que rodam Photoshop pelo Wine e mal sabem o significado de
> Free de Free Software.

Isto infelizmente também é verdade, mas acho que precisamos aprender a aceitar.
Nem todas as pessoas usuárias de SL serão um dia entusiastas do SL, e a razão
mais óbvia para isto, na minha opinião, é simples: a grande maioria das pessoas
simplesmente não liga para computadores! ;) Portanto, não importa o quão
grandiosa seja a filosofia de SL que move muitos de nós nesta lista, muitos
simplesmente jamais vão sequer ligar para esta causa.

Abraços,
Adriano
--
Adriano Winter Bess