[GUFSC] Problema: computadores anêmicos com GNU/Linux

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Sexta Junho 2 17:48:44 BRT 2006

> Francamente, isto me lembrou de imediato o caso do LABUFSC (vide
> threads em [1], [2]). Alguém poderia me dizer em que pé está? Existe alguma
> movimentação para superar a situação?

Acho que isso até já foi discutido por aqui uma vez, mas vamos lá: no
LabUFSC, utilizam-se terminal servers (LTSP e/ou Thinclient, IIRC) para os
micros com GNU/Linux: as máquinas só têm o trabalho de mostrar o resultado -
ao contrário do que acontece, normalmente, em um computador pessoal. Até
instalaram GNU/Linux localmente em umas duas ou três máquinas melhores, para
testes, mas a idéia era colocar a maioria como terminal burro.

Na época da thread citada, passei lá no laboratório e conversei com o
administrador sobre como estava indo a implantação do sistema: *na minha
opinião*, considerando o processamento necessário pelos micros dos usuários
e o que estava disponível, poderia-se colocar *quase todas* as máquinas do
laboratório em cima dos servidores. Ou seja: lentidão no processamento não
seria um problema.

Até onde sei, o problema real, que realmente estava atrapalhando a
implantação definitiva do terminal server, era o excesso de tráfego na rede.
Mas não sei se já contornaram isso, não passei mais por lá desde então.

E é isso!
--
Leonardo Lang AKA tlang em inf