[GUFSC] softwares de geometria: kig, kseg drgeo

Kimie Nakahara kimie.nakahara em gmail.com
Segunda Julho 17 11:39:44 BRT 2006

No Simão Hess, o pessoal da Matemática, fazia trabalhos com os alunos
utilizando o Cabri. Certo dia encontrei o estagiário deles tentando instalar
uma cópia pirata nos micros da sala, mas metade das máquinas estava c o
drive de cd estragado, então perguntei a ele qual atividade ele iria
realizar e ele me disse que eram atividades de geometria. Instalei o Dr. Geo
no servidor e mostrei o software, ele familiarizou-se facilmente e me disse
q poderia ser utilizado p fazer o que eles já faziam, mas me perguntou qual
seria a vantagem. Eu disse - agora o software já está disponível em todas as
máquinas da sala e vc pode copiar em outras máquinas tb sem ter q fazer
cópia pirata e ou com funções limitadas. :)

No fim houve uma falha minha em acompanhar a "migração" deles depois, mas
ainda assim acredito que vale mais o Dr. Geo ou o Kig do que o Cabri,
principalmente (e obviamente) pela questão da liberdade.

Ah, e como propaganda, essa semana o Wagner vai justamente ministrar um
mini-curso no SBPC-Jovem justamente sobre ferramentas livres de informática
para  matemática do ensino fundamental I e II!

Kimie

On 7/17/06, Wagner Saback Dantas <wagners em das.ufsc.br> wrote:

> Bom dia, Daniel,
>
> Eu já usei o ki e o drgeo, mas já faz um tempo.
>
> Ao ler o seu e-mail, abri o kig e tentei reconstituir o seu problema. O
> que
> você faz exatmente? Eu fiz:
>
> 1. Construi dois segmentos de reta formando um ângulo agudo;
> 2. Cliquei em "ângulo por 3 pontos" e fiz um ângulo doo ao 3o ponto
> passando
> passando pelo 2o ponto (a base para o âgulo) (em sentido horÃrio).
>
> Não tive probleas durante o processo.
>
> Uso o edubuntu 6.06.
>
> []'s
> [...]

classe.geness.ufsc.br - Software Livre Educativo