[GUFSC] Klogo

Kimie Nakahara kimie.nakahara em gmail.com
Segunda Abril 10 14:40:51 BRT 2006

Olá,

On 4/7/06, heitor em dppg.cefetmg.br <heitor em dppg.cefetmg.br > wrote:

> Porém quando se chega a implantar o software livre na escola fundamental tem-se
> quase que perder o trabalho de promover o LOGO. O problema não é a falta de uma
> versão em português de LOGO para o ambiente Linux. Ela existe, é satisfatória e
> disponível, o KLOGO.
> Mas há um problema. No laboratório aqui do CEFET um dos alunos, certificador
> Linux, gastou mais de uma hora para instalar o KLOGO em um ambiente Connectiva.
>
> A dificuldade reside em que não há uma versão "pacote" e depois de fazer o
> download é preciso procurar diversas biblliotecas (libray) e instalá-la.

Me parece q a instalação está sendo feita "na mão" ao invés de
utilizar um gerenciador de pacotes, daí a fonte dos problemas com
dependências. Acredito q seja este o problema pois existe versão
empacotada do kdeedu (o qual contém o kturtle) p a conectiva:

http://ftp.unicamp.br/pub/conectiva/10/conectiva/RPMS.002/kdeedu-3.2.3-62153cl.i386.rpm
http://ftp.unicamp.br/pub/conectiva/10/conectiva/RPMS.002/kdeedu-i18n-pt_BR-3.2.3-62358cl.noarch.rpm
Basta adicionar o mirror ao sources e usar, por exemplo, um aptitude p
instalar o programa e suas dependências. Verifique se não é este o
caso.

> Segundo ele me disse na distribuição Debian já haveria esse pacote.

Sim, o debian permite tanto a instalação individual do kturtle

http://packages.debian.org/cgi-bin/search_packages.pl?searchon=names&version=all&exact=1&keywords=kturtle

qto a do kdeedu

http://packages.debian.org/cgi-bin/search_packages.pl?suite=all&subword=0&exact=1&arch=any&section=all&case=insensitive&keywords=kdeedu&searchon=names

> Serã que alguém poderia ajudar para que se tornasse "automática" a instalação em
>   ambientes Connectiva, Libertas, Redhat, etc..:

Como já disse, tal instalação automática já existe...

espero ter ajudado,

Kimie

> Obrigado,
> Heitor

classe.geness.ufsc.br - Software Livre Educativo