[GUFSC] Compartilhamento Internet - AJUDA!

Raphael Tucunduva Gonçalves rapha em inf.ufsc.br
Segunda Abril 3 18:28:51 BRT 2006

Olá, pessoal!

Bom, faz umas três semanas que estou apanhando aqui pra tentar fazer o meu PC
rodando Slack 10.1 compartilhar a sua conexão ADSL com um notebook rodando a
mesma distribuição. Como até agora não fui feliz na minha aventura solo,
decidi pedir uma valiosa ajuda a vocês, eheh!

Bom, darei um breve (mas nem tanto) panorama da minha situação:

Servidor:
 Os arquivos que configurei foram:

/etc/HOSTNAME:
Somente o nome do servidor (equipeserver.equipe.com)

 /etc/hosts:
127.0.0.1               localhost
192.168.1.2             equipeclient.equipe.com equipeclient
192.168.1.5             equipeserver.equipe.com equipeserver

/etc/resolv.conf
servidores DNS primário e secundário de meu provedor

/etc/rc.d/rc.inet1.conf:
# Config information for eth0: (conexão com a internet)
IPADDR[0]="192.168.1.1"
NETMASK[0]="255.255.255.0"
USE_DHCP[0]=""
DHCP_HOSTNAME[0]=""

# Config information for eth1: (rede local)
IPADDR[1]="192.168.1.5"
NETMASK[1]="255.255.255.0"
USE_DHCP[1]=""
DHCP_HOSTNAME[1]=""

GATEWAY="200.196.239.35" (servidor DNS de meu provedor)

esta máquina está conectando à internet via pppoe, é importante dizer (ou não,
sei lá, eheh) que o firewall no arquivo de configuração do pppoe
(/etc/ppp/pppoe.conf) está setado como STANDALONE, sempre que tento mudar pra
MASQUERADE ele conecta mas não navega, não sei o que fazer pra navegar.

Bom, antes de falar sobre a ligação entre as duas máquinas propriamente dita,
vamos à configuração do cliente (notebook também rodando slack 10.1):

/etc/HOSTNAME
somente o nome do cliente (equipeclient.equipe.com)

[...]

# Config information for eth0: (conexão com a máquina servidor)
IPADDR[0]="192.168.1.2"
NETMASK[0]="255.255.255.0"
USE_DHCP[0]=""
DHCP_HOSTNAME[0]=""

GATEWAY="192.168.1.1" (IP da placa do servidor que possui conexão com a
internet)

Bom, feito isso, entro com os seguintes comandos no servidor:
#pppoe-start
#modprobe iptable_nat
#echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
#iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Ao meu ver, isso deveria ser necessário pra fazer o bendito compartilhamento
funcionar. Feito tudo isso, as duas máquinas se pingam normalmente, a máquina
servidora está normalmente navegando na internet e a máquina cliente não. O
máximo que já consegui no cliente foi dar um
# traceroute 64.233.161.99 (google)
e com isso fazer ela chegar até o servidor, mas se faço a mesma coisa usando o
endereço web ao invés do IP,  nem no servidor ela chega.

Bom, desde já agradeço os que tiveram a paciência de ler todo esse email até
aqui, e agradeço também por qualquer ajuda que possam prestar. aqui abaixo
vou colocar as saídas do comando route nas duas máquinas, vai que ajuda,
eheh:

Servidor :

Kernel IP routing table
Destination     Gateway         Genmask         Flags Metric Ref    Use Iface
200-100-11-71.d *               255.255.255.255 UH    0      0        0 ppp0
localnet        *               255.255.255.0   U     0      0        0 eth1
localnet        *               255.255.255.0   U     0      0        0 eth0
loopback        *               255.0.0.0       U     0      0        0 lo
default         *               0.0.0.0         U     0      0        0 ppp0

Cliente: (depois de muito tempo, sai isso)

[...]
default         192.168.1.1     0.0.0.0         UG    1      0        0 eth0

Um abraço a todos!
--
Raphael Tucunduva Gonçalves
55 11 9351-9724

"Ser tudo sem fazer nada, e ter muito para fazer menos ainda, eis a fórmula
ideal da típica tendência humana."
          Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche

"Alles sein mit keiner Mühe, und viel haben für am wenigsten machen, das ist
die erträumte Formel der typicher menschlischer Tendenz."
          Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche - Freie Übersetzung