[GUFSC] Compartilhamento Internet - AJUDA!

Paulo Manoel Mafra mafra em das.ufsc.br
Segunda Abril 3 21:56:49 BRT 2006

On Mon, Apr 03, 2006 at 09:28:51PM +0000, Raphael Tucunduva Gonçalves wrote:
* Olá, pessoal!
*
* Bom, faz umas três semanas que estou apanhando aqui pra tentar fazer o meu PC
* rodando Slack 10.1 compartilhar a sua conexão ADSL com um notebook rodando a
* mesma distribuição. Como até agora não fui feliz na minha aventura solo,
* decidi pedir uma valiosa ajuda a vocês, eheh!
*
* Bom, darei um breve (mas nem tanto) panorama da minha situação:
*
* Servidor:
*  Os arquivos que configurei foram:
*
* /etc/HOSTNAME:
* Somente o nome do servidor (equipeserver.equipe.com)
*
*
*  /etc/hosts:
* 127.0.0.1               localhost
* 192.168.1.2             equipeclient.equipe.com equipeclient
* 192.168.1.5             equipeserver.equipe.com equipeserver
*
*
* /etc/resolv.conf
* servidores DNS primário e secundário de meu provedor
*
*
* /etc/rc.d/rc.inet1.conf:
* # Config information for eth0: (conexão com a internet)
* IPADDR[0]="192.168.1.1"
* NETMASK[0]="255.255.255.0"
* USE_DHCP[0]=""
* DHCP_HOSTNAME[0]=""
*
* # Config information for eth1: (rede local)
* IPADDR[1]="192.168.1.5"
* NETMASK[1]="255.255.255.0"
* USE_DHCP[1]=""
* DHCP_HOSTNAME[1]=""
*
* GATEWAY="200.196.239.35" (servidor DNS de meu provedor)
*
*
* esta máquina está conectando à internet via pppoe, é importante dizer (ou não,
* sei lá, eheh) que o firewall no arquivo de configuração do pppoe
* (/etc/ppp/pppoe.conf) está setado como STANDALONE, sempre que tento mudar pra
* MASQUERADE ele conecta mas não navega, não sei o que fazer pra navegar.
*
*
* Bom, antes de falar sobre a ligação entre as duas máquinas propriamente dita,
* vamos à configuração do cliente (notebook também rodando slack 10.1):
*
* /etc/HOSTNAME
* somente o nome do cliente (equipeclient.equipe.com)
*
[...]
* # Config information for eth0: (conexão com a máquina servidor)
* IPADDR[0]="192.168.1.2"
* NETMASK[0]="255.255.255.0"
* USE_DHCP[0]=""
* DHCP_HOSTNAME[0]=""
*
* GATEWAY="192.168.1.1" (IP da placa do servidor que possui conexão com a
* internet)
*
*
* Bom, feito isso, entro com os seguintes comandos no servidor:
* #pppoe-start
* #modprobe iptable_nat
* #echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
* #iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE
*
* Ao meu ver, isso deveria ser necessário pra fazer o bendito compartilhamento
* funcionar. Feito tudo isso, as duas máquinas se pingam normalmente, a máquina
* servidora está normalmente navegando na internet e a máquina cliente não. O
* máximo que já consegui no cliente foi dar um
* # traceroute 64.233.161.99 (google)
* e com isso fazer ela chegar até o servidor, mas se faço a mesma coisa usando o
* endereço web ao invés do IP,  nem no servidor ela chega.
*
* Bom, desde já agradeço os que tiveram a paciência de ler todo esse email até
* aqui, e agradeço também por qualquer ajuda que possam prestar. aqui abaixo
* vou colocar as saídas do comando route nas duas máquinas, vai que ajuda,
* eheh:
*
* Servidor :
*
* Kernel IP routing table
* Destination     Gateway         Genmask         Flags Metric Ref    Use Iface
* 200-100-11-71.d *               255.255.255.255 UH    0      0        0 ppp0
* localnet        *               255.255.255.0   U     0      0        0 eth1
* localnet        *               255.255.255.0   U     0      0        0 eth0
* loopback        *               255.0.0.0       U     0      0        0 lo
* default         *               0.0.0.0         U     0      0        0 ppp0
*
*
* Cliente: (depois de muito tempo, sai isso)
*
[...]
* default         192.168.1.1     0.0.0.0         UG    1      0        0 eth0
*
*
*
* Um abraço a todos!
* --
* Raphael Tucunduva Gonçalves
* 55 11 9351-9724
*
* "Ser tudo sem fazer nada, e ter muito para fazer menos ainda, eis a fórmula
* ideal da típica tendência humana."
*           Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche
*
* "Alles sein mit keiner Mühe, und viel haben für am wenigsten machen, das ist
* die erträumte Formel der typicher menschlischer Tendenz."
*           Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche - Freie Übersetzung
* _______________________________________________
* GUFSC mailing list
* GUFSC em softwarelivre.ufsc.br
* https://www.softwarelivre.ufsc.br/mailman/listinfo/gufsc

Ola Raphael, voce esta usando duas redes na mesma classe.
Muda o eth1 do servidor para 10.0.0.1 e o eth0 do cliente para 10.0.0.2
com gateway 10.0.0.1.
Outra coisa importante a se observar: o cabo que liga as maquinas tem
que ser cross over.

Paulo Manoel Mafra
LCMI - Laboratorio de Controle e Micro Informatica
Departamento de Automação e Sistemas - UFSC