[GUFSC] E a Sony decidiu trocar os CDs...

vladimir em inf.ufsc.br vladimir em inf.ufsc.br
Segunda Novembro 21 00:01:49 BRST 2005

A propósito desta guerra das CIAs fonográficas contra as cópias: Há
décadas, todo mundo xeroqueia livros (como a gente na facu tá careca de
fazer) e, embora a indústria editorial seja poderosíssima; nunca vi uma
empresa tentar processar alguém por xerocar (ou nashuar) algum texto. Por que?
Será que é porque o mercado mundial de copiadoras está dividido entre somente
duas empresas e, se alguém quiser copiar um texto, vai ter que usar uma
máquina de alguma destas empresas (e pagar)????
Alguém pode dizer que dá para usar também um scanner..... mas os micros não
vêm com scanner de fábrica e uma percentagem ínfima de usuários têm
scanners...
O processo de copiar um livro envolve o fator pagamento para as empresas
detentoras do processo de cópia, enquanto que o processo de copiar uma música
não dá lucro pra ninguém (embora tanto músicos quanto escritores possam ser
"prejudicados" pelo processo de cópia).
Concluindo: Na minha opinião, as empresas fonográficas estão usando os
músicos como desculpa, para sensibilizar a opinião pública. No fundo, eles
estão se lixando para os músicos e se mordendo por até agora não terem
inventado um processo barato e difundido de "xerocar" músicas para poderem
lucrar.