[GUFSC] Artigo: "Type Managers"

Gleidson Echile Leopoldo gleidson em inf.ufsc.br
Quinta Novembro 17 11:26:43 BRST 2005

Adriano Winter Bess escreveu:
> (...)
> "Cannot open pipe to process"
>
> Achei isto fantástico. Não que eu (e que talvez a maioria nesta lista)
> não entenda a frase ou mesmo que ela seja difícil de traduzir para
> português, mas é porque ela simplesmente _não_ faz sentido para um
> usuário leigo. Eu fique imaginando o que meu pai - que tem dificuldades
> para controlar um 'mouse' - pensaria se visse uma mensagem deste tipo,
> mesmo que ela fosse em português ;)
> (...)

A questão é que essas mensagens ajudam quem está desenvolvendo. Digamos
que eu use um software (livre claro) e que durante meu uso eu me deparo
com essa mensagem aí. Eu, certamente, não faço idéia do que seja o erro
e então procuro em fóruns e listas de discussão (o que é bem comum a
usuários de software livre). Vão me perguntar, certemante, qual é o erro
que está aparecendo. Então eu posto o erro e, na sorte :), tem alguém lá
  que faz idéia do pq está aparecendo o erro e procura avisar ao
desenvolvedor, ou pede para que eu faça isso ou poste isso num bugzilla
da vida, e pronto. Acho que para o desenvolvedor é muitíssimo mais fácil
concertar algo cujo erro é nesse sentido do que ter usuários dizendo
"Está aparecendo *Esse programa executou uma operação ilegal e será
fechado*" :D

--
Gleidson Echile Leopoldo
giganttee <irc.freenode.net>