[GUFSC] Artigo: "Type Managers"

Adriano Winter Bess awbess em gmail.com
Quinta Novembro 17 19:39:00 BRST 2005

On Thu, Nov 17, 2005 at 11:26:43AM -0200, Gleidson Echile Leopoldo wrote:
> A questão é que essas mensagens ajudam quem está desenvolvendo. Digamos
> que eu use um software (livre claro) e que durante meu uso eu me deparo
> com essa mensagem aí. Eu, certamente, não faço idéia do que seja o erro
> e então procuro em fóruns e listas de discussão (o que é bem comum a
> usuários de software livre).

Eu concordo com você Gleidson, _você_ que é um usuário de SL já tem
esta idéia de "procedimento padrão diante dos problemas". Eu também faço
a mesma coisa e muitos aqui nesta lista também o fazem, mas o problema é
que 99% das pessoas não o fazem, não sabem fazer e nem sequer ligam para
isto. Você pode pensar que indo atrás de resolver os problemas que você
tem com uma determinada aplicação você vai de fato estar aprendendo e
ganhando mais conhecimento a respeito, e isto é verdade, mas nem todo
mundo liga para isto.

> da vida, e pronto. Acho que para o desenvolvedor é muitíssimo mais fácil
> concertar algo cujo erro é nesse sentido do que ter usuários dizendo
> "Está aparecendo *Esse programa executou uma operação ilegal e será
> fechado*" :D

Hehe, apesar de engraçado, se levarmos em conta o contexto em que esta
mensagem é apresentada (SIGSEGV?), na minha opinião ainda é melhor "Esse
programa executou uma operação ilegal e será fechado" (um eufemismo para
"Este programa fez uma grande cagada e você usuário é que vai pagar o
pato") do que "Falha de segmentação.", ao menos do ponto de vista de um
usuário leigo. Afinal, mas que diabos é esta tal de segmentação? Ou
pior, por que é que ela pode falhar? ;)

At.
Adriano
--