[GUFSC] Continuando: MSN x ICQ x Etc

Renan Noceti renano7 em yahoo.com.br
Terça Novembro 8 19:33:58 BRST 2005

Espero que isso não pareça Flame, vou apenas partir
para a tréplica da parte que me toca. Harmoniosamente.
:)

> Um dos
> melhores
> programas de IRC que conheço é o irssi: um código
> muito
> bem escrito e projetado, usando boas técnicas de
> programação.
> E permite até redirecionar a saída de um programa
> para um
> canal ou uma conversação privada, ou redirecionar a
> entrada,
> ou os dois. Mais "UNIX" impossível. :-)

Nos meus singelos 13 anos, quando Linux sequer existia
para mim, um tal mIRC (que *eu* achava atraente) me
deu a oportunidade não só de acessar a rede IRC, mas
de programar e aprender lógica de linguagem
estruturada.

Ironicamente, foi com a comunidade de "programadores
de mIRC" que eu aprendi o conceito de "deixe seus
algoritmos o mais limpos e legíveis o possível para
que outros possam estuda-lo e aprender também". ;)

> marcaram
> boas
>
> A história, na verdade, começou com o software
> livre, mas
> não se tinha o conceito porque não havia
> diferenciação.
> Como se tivesse surgido a humanidade e não tivesse o
> conceito
> de 'bem' nem 'mal' porque todos fossem bons.

Eu não disse que a história *começou* com software
proprietário. Eu disse que na *história dos softwares
proprietários* surgiram bons programas. Um cliente de
IRC que ensina a programar, por exemplo. Ou o Napster,
que cito mais abaixo.

> conceito
>
> Comparar Napster com BitTorrent é comparar uma
> calculadora
> mecânica com um computador quântico.

O Napster foi um pioneiro do *conceito de sistemas
distribuídos*. Se eu disser que o pincelzinho do Paint
(ou do GIMP, se preferir) nasceu da idéia do pincel de
verdade você vai comparar as duas tecnologias também?

> --
> Leonardo Lang AKA tlang em inf

Renan Noceti