[GUFSC] Por que usar LaTeX?

Altamir Dias altamir em emc.ufsc.br
Sexta Novembro 4 08:07:39 BRST 2005

Eu, particularmente, enxergo como vantagens ao usar o Tex/Latex:
1 - reusabilidade de textos -- geração automática de pdfs, htmls, entre
outros;
2- a capacidade de vocês fazerr copy/paste, reorodenar o texto sem
precisar se preocupar com rearranjo de tabelas, figuras e outros
detalhes já escritos;
3- a geração automática de indíces, lista de tabelas, listas de figuras,
e outros elementos na edição de livros;
4- a capacidade de reusar bancos de dados de referências -- uma vez que
você organizou a sua lista de artigos e livros que devam ser
referenciados, o sistema capta as referências automaticamente ( a medida
que você cita no texto) e cria a bibliografia para você, para qualquer
das principais revistas e normas técnicas que você queira usar.
5- A otimização do texto editado. WYSIWYG usam a diagramação do texto em
bitmap, e por isso dependendo da impressora, você tem que rearranjar o
texto para ficar bem distribuido. A edição Tex/Latex faz o cálculo da
otimização do texto automaticamente para você. Quando o texto é
compilado, o programa usada um sistema de otimização de retângulos para
dispor cada letra na palavra, cada palavra na linha e cada linha e
figuras/tabelas na página.
6- Escalabilidade - WYSIWYG usa trabalha com bitmap enquanto que
Tex/Latex usa o princípio de edição vetorial. Vetores são facilmente
escaláveis pelas suas propriedades, e podem ser facilmente transformados
em bitmap. O inverso não é verdadeiro.

Bom, deve ter outras vantagens que são citadas, mas espero que estas que
tentei enumerar seja um início de um reflexão do porque usar Tex/Latex
para editar os seus textos.

Altamir