[GUFSC] Por que usar LaTeX?

Renan Noceti renano7 em yahoo.com.br
Quinta Novembro 3 14:36:09 BRST 2005

Para aprender LaTeX é interessante ter alguma noção de
programação - é mark-up language, semelhante ao HTML,
e isso pode ajudar o novato a se situar. Você precisa
dispor de tempo e saco pra aprender.

Quais são as vantagens então? Porque eu não
simplesmente uso um editor de textos office comum?

O Office é excelente para fazer documentos curtos:
cartas, notas, trabalhos pequenos de poucas páginas.
Agora, para construir um livro/artigo científico, que
exige uma formatação precisa, e que possui muitas
tabelas e figuras em formato padrão, você certamente
deve usar LaTeX:

1) Referencias de tabelas/figuras/capítulos facilmente
arrumados em poucos segundos compilando-se o arquivo
novamente (tente fazer isso com 200 páginas no Word
;-)

2) Formatação profissional. Tente padronizar e deixar
bonitinho 200 páginas com figuras e tabelas no Word.

3) Uma vez tendo aprendido a configurar as páginas do
jeito que você quer, você só precisa se preocupar com
o conteúdo. Vá lá e escreva seu texto que o LaTeX se
preocupa em formata-lo. Para trabalhos longos, o
custo-benefício do tempo de formatação é muito
superior.

4) Pacotes de referências bibliográficas prontos pros
mais diversos padrões - IEEE, ABNT, etc. As revistas
científicas geralmente publicam na net seu próprio
padrão, sendo que você apenas precisa apenas compilar
seu arquivo junto com o da revista.

5) Recurso de edição de fórmulas e equações
matemáticas muito superior ao MathType. Recomendo um
editor visual que facilite inseri-las (kile, por
exemplo).

6) Geração automática e bem formatada de lista de
figuras, tabelas, índices remissivos, sumários.

Espero ter ajudado. Se precisar de algumas apostilas
boas em pdf, dê um toque.

Abs,

Renan Noceti