[GUFSC] Por que usar LaTeX?

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Quinta Novembro 3 14:26:47 BRST 2005

On Thu, Nov 03, 2005 at 11:54:26AM -0200, Adriano Winter Bess wrote:
> Pessoal,
>
> Gostaria de responder a pergunta do assunto desta mensagem a uma outra
> pessoa que é usuária de processadores de texto WYSIWYG e não é usuária
> de TeX/LaTeX. Alguém poderia me apontar ponteiros com *bom conteúdo* a
> respeito disto? Sei que eu mesmo poderia encontrar muita coisa a
> respeito através do Google, mas seria "qualquer" coisa.

Em portugues, a melhor referencia que conheco e'

  "LATEX: Uma Alternativa mais Eficiente Comparada aos Sistemas WYSIWYG"
  http://biquinho.furg.br/tex-br/doc/artigo-1-jessen/artigo.html

A parte que fala de instalacao, porem, esta' desatualizada.

Em ingles, outras referencias que considero uteis sao

  http://www.ideography.co.uk/library/seybold/WYSIWYG.html
  http://ricardo.ecn.wfu.edu/~cottrell/wp.html

Esta ultima possui traducoes em alemao, espanhol, frances, hebreu e
coreano (talvez a pessoa interessada tenha mais familiaridade com
algum desses idiomas), alem de ser menos tecnica do que a primeira.

> Além do mais, sei que em muitas instituições no meio acadêmico e de
> pesquisa  publicações são aceitas  (ou até mesmo exigidas!) em formato
> LaTeX. Se alguém pudesse citar algumas (em especial aquelas que
> impressionam!) eu agradeceria.

Se nao me engano, as publicacoes da Springer (como LNCS, LNAI e
outras) requerem que a versao final seja submetida em LaTeX.

Espero que ajude,
--rro