[GUFSC] [Fwd: [Fwd: RES: Fw: Congresso T&D 2004]]

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Segunda Outubro 25 12:09:24 BRST 2004

On Mon, Oct 25, 2004 at 09:35:27AM -0200, Emerson Ribeiro de Mello wrote:
> Olá,
>
> pelo que vi o cara quer um .pdf que tenha uma boa qualidade quando aberto
> no Windows ?
>
> as vezes quando gera um .pdf no latex ele pode ficar com uma qualidade
> ruim qdo aberto no Acrobat do Windows, por problemas com falta de fontes.
>
> tente usar:
>
>   \usepackage[T1]{fontenc}
>   \usepackage{psfrag}
>
> e veja se muda a qualidade...qq coisa o rro at das pode dar uma dicas
> melhores de latex. ;)

Acho que o diagnostico do Emerson esta' certo, embora a solucao nem
tanto :-)

Se a questao e' a qualidade do PDF na tela, existem algumas saidas,
dependendo da forma como foi formatado o artigo original:

  - se o documento usa as fontes padrao do LaTeX (Computer Modern) e
    pode ser processado com o pdf(la)tex (nao usa eepic ou psfrag,
    por exemplo), recomenda-se usar

      \usepackage{ae}

    no lugar de outros pacotes de selecao de fontes, e entao processar
    o documento usando pdflatex em vez de latex.

  - se o documento usa as fontes padrao do LaTeX e nao pode ser
    processado com o pdflatex, recomenda-se converter o dvi para pdf
    da seguinte forma:

      dvips -Ppdf -o arq.ps arq.dvi
      ps2pdf arq.ps

  - por fim, se o documento usa outras fontes PostScript (por exemplo,
    Times ou Palatino), tanto o pdflatex quanto o ps2pdf produzem
    resultados em geral aceitaveis

Informacoes mais completas e dicas adicionais pode ser encontradas
em http://www.tex.ac.uk/cgi-bin/texfaq2html?label=acrobat

Um abraco,
--rro