[GUFSC] Resposta à resposta sobre "Se a questão é contribuir, contribuamos com a consciência"

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Sábado Novembro 6 17:47:09 BRST 2004

> O que eu ando fazendo? Bem, minha consciência sabe! (risos) Brincadeira, pouco
> coisa, acho. Sinto-me mais usuário do que participante do processo de
> produção. Preciso chegar neste patamar ainda. Perguntado e respondido então. :-)

Também me considero em grande parte um usuário, mas já fiz algumas coisas,
até onde lembro. Elas foram:

1) Já ouviram falar do 'Effort Linux'? Muita gente não deve conhecer: era
uma distro voltada para servidores e segurança. Tinha um time pequeno (na
verdade era só uma pessoa que gerenciava e havia alguns contribuidores
freqüentes), mas chegou a sair na LWN certa vez. Nesta, havia um
instalador próprio, que não sei se foi terminado, mas que contribuí
ativamente por cerca de um mês ou dois. Escrevi e reescrevi algumas partes
dele nesse meio tempo. Aliás, era um projeto que eu pessoalmente
considerava interessante: uma distro boa com um instalador leve, simples e
com particionador embutido. Uma pena que a esta parou de ser desenvolvida.

2) No MPlayer (dispensa apresentações, acredito eu), mais precisamente no
driver de saída para o framebuffer, coloquei uma opção para mostrar a
imagem no canto superior direito da tela (em vez do esquerdo) e deixar o
console em modo texto (permitia trocar de console). Assim eu podia ir para
outro VT (desde que tivesse a mesma resolução/qtde cores/taxa de
atualização), falar no IRC - por exemplo - e ver algum filme ao mesmo
tempo. Uma idéia parecida com o que tinha no fbtv. Infelizmente o patch
não foi aceito (ou se foi, não fui avisado).

3) No pointess (software de apresentação à lá LaTeX), corrigi um problema
que ocorria quando se usavam tabelas depois de 'itens'. Mandei para a
lista do projeto (sourceforge) e o patch está lá, para quem quiser pegar e
usar, mas acredito que não foi aceito ainda (se é que já foi analisado).

As duas últimas não passaram de modificações de vinte linhas, mas creio
que já é alguma coisa.

Bem, e é isso.
--
Leonardo Trentini Lang AKA tlang at inf.ufsc.br AKA ofranja