[GUFSC] Resposta à resposta sobre "Se a questão é contribuir, contribuamos com a consciência"

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Sábado Novembro 6 17:51:40 BRST 2004

Respostas no corpo da mensagem.

> --- Wagner Saback Dantas <wagners at das.ufsc.br>

> Wagner, toda vez q leio um email seu me lembro de q eu
> não deveria ficar lendo só livros técnicos... procurei
> em 2 dicionarios e uma enciclopédia o significado de
> meritocracia e não encontrei. Olhei em:
>
> http://www.priberam.pt/
> http://www.universal.pt/scripts/dulp/dulp.exe/pesquisar?tipo=3D0&texto=3Dme=
> ritocracia&image.x=3D16&image.y=3D7
> http://pt.wikipedia.org/
>
> :-) mas isso é só um comentário pessoal, entendi o
> contexto da tua argumentação.

Tudo bem, Kimie. Mas, não acho que você está lendo tanta coisa técnica não. Um
exemplo foi a discussão que provocou esta "thread". Ela sai do escopo do
estritamente técnico. :-)

> hmmm, meritocracia seria então as pessoas fazerem algo
> pelo mérito recebido em fazê-lo?

Não. A medida do mérito está no efeito do que a pessoa faz. É o tipo de sistema
onde a quantidade de poder, privilégio, prestígio, por exemplo, se
medem pelo número de benefícios que o fulano proporciona num grupo regido por
este sistema. No caso dos hackers, o que ele já fez pela comunidade hacker
seja descobrindo problemas, escrevendo código, construindo patches incluídos
em código, etc....  Ou seja, o mérito é conseqüência, embora, na minha
opinião, isto se confuda com o objetivo final e principal em muitas ocasiões
infelizmente.

Engraçado que normalmente, pelo menos eu, estimulo a meritocracia ao dizer:
"Pô, vim uma palestra de R. Stallman!". Isso é transferir poder à pessoa!

> Bom, isso já é uma opinião sua. A minha idéia qdo
> iniciei esta thread, era saber de alguns brasileiros q
> contribuiam p projetos SL, pois no artigo em questão o
> cara insinua q usamos SL não não contribuimos de volta
> com desenvolvimento.

Imagino que a sua idéia foi essa. :-) Não acho que você fez isto para incitar
uma guerra de egos, pode ficar tranqüila. Meu e-mail, na verdade, foi no
intuito de refrescar a mente nossa sem pretensão maiores e deixar de antemão
um aviso de que, acima de qualquer coisa (opinião minha), o efeito da ajuda
vai em direção à idéia do software livre e não ao nosso ego. Apesar, claro, de
que o ego fica massageado quando este se dá conta de que alguém além de dele
(o ego) está sendo beneficiado.

> Sei q existem várias maneiras de ajudar o movimento, a
> questão tratada no artigo eh sobre desenvolvimento - e
> inclua-se aí documentação tb, apesar de q, de acordo c
> o artigo, documentação foi o q o pessoal do 4head
> fez...

Concordo em relação à documentação, e rro falou bem sobre este aspecto.

> Bom, e se o Pedro disse q o q importa é o q eu e vc
> estamos fazendo, não acho nada demais então perguntar
> o que nós estamos fazendo em termos de
> desenvolvimento.

O que eu ando fazendo? Bem, minha consciência sabe! (risos) Brincadeira, pouco
coisa, acho. Sinto-me mais usuário do que participante do processo de
produção. Preciso chegar neste patamar ainda. Perguntado e respondido então. :-)

> até!
>
> Kimie

Beijo,
--