[GUFSC] Fwd: vamos nos tornar desenvolvedores de tecnologia?

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Sexta Novembro 5 13:06:45 BRST 2004

On Fri, Nov 05, 2004 at 09:59:42AM -0300, Kika wrote:

> Uma coisa é se tem feito pelo país como um todo, outra
> coisa é o q eu e vc temos feito. O primeiro caso
> fornece uma visão global - somos um país de
> desenvolvedore de SL ou não? - e o segundo caso mostra
> o q se tem feito localmente, pelas pessoas q
> participam deste grupo - temos uma lista, mas somos
> desenvolvedores SL?  - são informações diferentes.
>
> Particularmente, divulgo e incentivo o uso de Software
> Livre, mas nunca desenvolvi nada. E tu Pedro, já
> contribuiste para o desenvolvimento de algum SL? Qual?
> E o pessoal aqui da lista? Alguém já mandou algum
> [...]

Eu acho que um ponto que nao pode ficar perdido nessa discussao e'
que codigo nao e' a unica forma de contribuir com SL. A documentacao
e' (quase) tao importante quanto o codigo (quem ja' teve que se virar
com software mal documentado provavelmente concorda comigo), e e' algo
que possui varios pontos positivos:

  - nao exige necessariamente conhecimentos especificos e/ou
    avancados de programacao

  - beneficia um grande numero de pessoas

  - muitas vezes um desenvolvedor nao tem tempo, paciencia, jeito
    e/ou conhecimento de linguas para escrever uma documentacao
    adequada

  - nao raro e' o primeiro passo para alguem virar desenvolvedor
    em um projeto (documentar um software exige conhece-lo bem, o que
    coloca quem escreve documentacao em uma posicao privilegiada para
    comecar a mexer no codigo e adapta'-lo `as suas necessidades e
    preferencias)

E' interessante observar, ainda, que pode-se dizer quase o mesmo da
tarefa de teste (o proprio Linus Torvalds andou dizendo que as
primeiras releases do kernel estavel 2.6 seriam instaveis porque nao
ha' um numero suficiente de testadores das releases de
desenvolvimento).

So' para nao fugir da mensagem original, eu ja' cheguei a escrever
patches para alguns programas livres que utilizei, muito embora isso
ja' faca tanto tempo que eu nem me lembro mais quais foram :-)

Um abraco,
--rro