[GUFSC] Fwd: vamos nos tornar desenvolvedores de tecnologia?

Prof. Andre Duarte Bueno - LENEP/UENF bueno em lenep.uenf.br
Sábado Novembro 6 15:02:36 BRST 2004

Com certeza existem pessoas da lista que tem contribuido com SL.

A própria lista é um exemplo.
As discussões elaboradas pelo gufsc, suas reuniões,  tudo isto é importante.

Em primeiro lugar vem a motivação, as justificativas para a migração.
Depois vem a instalação e o uso de GNU/Linux.
Numa terceira etapa, as pessoas participam de congressos, eventos,
passam a difundir o uso do SL.

Bem já sou usuário, e agora?
Agora é a hora do retorno, de contribuir com a comunidade.

Mas como fazer isso?
Podemos contribuir traduzindo manuais,
enviando relatórios de bugs,
ajudando no desenvolvimento de sistemas existentes,
incentivando o uso de SL nas universidades e empresas,
e, principalmente DESENVOLVENDO.

Acho que os Brasileiros já atingiram a maturidade necessária
para desenvolver SL.

Ou seja, chegou a hora de botar  a mão na massa.

PS:
tenho contribuido com SL já hà alguns anos,
sou prof. da UENF (www.lenep.uenf.br),
disponibilizei no nou-rau da unicamp apostilas de programação
de C++,  GNU/Linux, artigos sobre programação paralela,
(já totalizam mais de 10.000 downloads).
Montei um projeto integrado de migração para SL no LENEP/CCT/UENF
(já migramos 50% das máquinas).
A cerca de um mês tivemos um workshop de SL
- 16hs de SL para mais de 50 ouvintes.
Montei uma disciplina optativa de Software livre
(deve ficar no ar por 2 anos),
e tenho uma disciplina de Programação em C++.

Todo material das disciplinas esta disponibilizado para download,
e são feitos com licença gfdl.
Veja www.lenep.uenf.br/~bueno (disciplinas).

Estamos montando um núcleo de desenvolvimento de software científico (NDSC),
que vai desenvolver software de engenharia e livre.
Alias, se você é formado em Ciências da Computação e tem interesse em
fazer mestrado/doutorado, não deixe de entrar em contato (com certa
urgência).

um abraço a todos.