[GUFSC] Software Proprietario

franciscogick em free.fr franciscogick em free.fr
Quarta Junho 23 14:28:17 BRT 2004

E ai,

Longe de mim condenar a opinião de qualuer pessoa...

Selon Pierre Freire <pierrefreire em yahoo.com.br>:

> Nossa,
>
> Minha opinião a respeito: Eu adoro Software Livre, a
> capacidade de compartilhar informações, aprender,
> ensinar tudo isto é fantástico e algo sem volta. Mas
> não podemos simplesmente fazer de conta que não existe
> o software proprietário. Pois quem trabalha com
> informática, sabe que sempre estará entrando em
> contato com um Windows instalado e você vai ter que
> arrumar uma solução para o cliente e nem sempre o
> Software Livre apenas vai resolver.

Esta eh uma questao muito mais cultural do que tecnica que se resolve com a luta
e difusao da cultura do Software Livre. ACHO que uma empresa gastaria bem menos
desenvolvendo ou portando uma ferramenta para um ambiente livre do que com
licenças de seoftware proprietário...

> Imagine quem tem uma empresa de 20 maquinas e
> softwares feitos em VB, Delphi, etc. Você chega e diz,
> vamos mudar tudo para Linux e pronto!! Não é assim,.
> sempre aparece Samba, Rdesktop se comunicando com um
> Windows e por ai vai.
> Bem, isto que falei todo mundo sabe, mas nao vejo mal
> em comentar que um software proprietario tem uma
> versao que funciona em Linux. Isto é bom, porque ajuda
> o SL a crescer e ser disseminado.

Nao sei de vcs mas eu vejo um contrassenso forte neste paragrafo, sera que vale
a pena para o Software Livre crescer amparado por Software Proprietário??? ACHO
que nao, como ja disse, a questao de software transcende a face tecnica de seu
uso como ferramenta de trabalho, eh uma questao de cultura e EDUCACAO!

> Será que ter o Oracle funcionando no Linux foi ruim???

Depende do ponto de vista.

> Isto não impulsionou as empresas a migrarem também??

Será que isto eh o suficiente? sera que o desenvolvimento do Software Livre se
esgota na migracao e no uso?

> Enfim, é uma história longa, mas creio que a televisao
> nao matou o radio, que nao acabou com o jornal e nem
> deixarao de existir por causa da internet.

Nao entendi...

> Software Livre e Proprietario vao conviver, cada um
> com suas crenças. Eu sou a favor do SL mas nao tenho
> nada contra Windows, sou apenas a favor do codigo
> aberto.
> Me alonguei muito, sou novo na lista, respeito as
> regras e estou feliz por participar, apenas acho que
> radicalismo e imaginar que nao exista SOFTWARE
> PROPRIETARIO nao ira colaborar para o Crescimento do
> Software Livre.

Discordo de seu ponto de vista nesta questao, acho que radicalismo eh
necessario, assim como coerencia.

Até mais
Francisco