[GUFSC] Software Livre em sistemas embutidos

Douglas de Oliveira Mendes dom em inf.ufsc.br
Terça Junho 22 11:38:39 BRT 2004

Pedro Ribeiro wrote:

> Computadores são máquinas capazes de resolver qualquer problema
> computável. Se o software que roda no meu computador é proprietário está
> restringindo oque eu posso fazer com ele.
> Quando se compra uma impressora, se compra algo bem definido. Na caixa
> dela está escrito com que definição ela imprime e com que velocidade ela
> faz isso, e se ela faz o que ela diz que faz, pronto! não fera nada e
> ninguém.
> Não é que não seria bom se os softwares embutidos fossem livres, a
> questão é que eles não ferem nossa liberdadade.
>
> Pedro Ribeiro

Ok, Pedro.  Então como fica a famosa, tradicional, folclórica história
sobre a impressora de Richard Stallman?  Seu "espírito livre" foi
despertado com um software controlador da impressora, até onde sei que
reza a lenda.  Seria um caso à parte?

"Liberdade" tange somente alterar o propósito inicial do software?
Creio que a liberdade fala de aperfeiçoamento, correção, adaptação,
porte, aprendizado e tantas coisas com o software.  E penso que sistemas
embutidos se encaixam muito bem nisso.

Douglas