[GUFSC] aplicativo para conferência (voz)

Emerson Ribeiro de Mello emerson em das.ufsc.br
Segunda Junho 21 22:32:20 BRT 2004

Olá,

Sabia que iria promover isso :-p Dá última vez que falei de uma falha
grave de seguranca de um leitor de email para modo texto amplamente
utilizado pelos departamentos da UFSC, cujo o mesmo é um aplicativo
proprietário aqui, num sei quem já ficou zangado :-p

vamos lá.

On Mon, 21 Jun 2004, Ricardo Grutzmacher wrote:

> Esta lista não é sobre software proprietário!
> Eu poderia citar uma lista de uma página de softwares proprietários
> semelhantes e várias linhas conteriam softwares freeware como este.

ok, porém senão me engano é uma lista onde pessoas trocam informações
sobre GNU/Linux, solicitando ajuda sobre aplicativos ou até mesmo formas
de soluções para determinadas necessidades.

> No que ele é melhor que o gnomemeeting?

Responderei esta pergunta com algumas outras perguntas (o kiko diria que
só um idiota responde uma pergunta com outra..pois bem)

A quanto tempo o Gnomemeeting está no mercado ? Desde 25/12/2000.

Quantas pessoas realmente utilizam ele e acham seu desempenho satisfatório
?

Por que a própria Microsoft abandonou o Netmeeting ? Lembre-se o
Gnomemeeting surgiu com o intuito de comunicar esse aplicativo, utilizando
para tal até os mesmos ILS.

Seria possível utilizar o Gnomemeeting dentro do DAS e conversar por
exemplo com uma pessoa utilizando um modem 56k ? Bom, mesmo que a pessoa
estivesse com um ADSL, isso seria possível ? NÃO. O firewall barra, a não
ser que vc convença nosso Sysadmin a abrir as pernas do firewall.

O Gnomemeeting utiliza o protocolo H.323. Um protocolo tão velho, cheio
de falhas de segurança e complexo. Pelo que vi, num futuro o Gnomemeeting
começará a utilizar o SIP, um outro protocolo mais moderno, seguro e
simples, porém....isso num futuro. Há, ele tbm não atravessa firewalls.
Será preciso usar um proxy SIP.

Bom, se desde 2000 o Gnomemeeting não implacou é porque tem um motivo. O
Skype surgiu a pouco tempo e realmente está revolucionando, ele consegue
atravessar firewalls e possui uma qualidade melhor. Além de se parecer um
pouco com aplicativos de mensagens instantâneas.

Citei o lançamento do Skype para Gnu/Linux pq quis mostrar que algumas
empresas já estão considerando usuários domésticos utilizando Gnu/Linux.
Além do que muitos nesta lista são usuários do sistema e sempre estão
buscando por aplicações que substituam aquelas bem conhecidas e amplamente
utilizadas no Windows.

Ok, vc não quer usar o Skype pq é proprietário, porém com o Gnomemeeting
(ou o linphone tbm www.linphone.org) não é possível falar com alguém
devido ao firewall.

oq fazer então ?

Alguém poderia puxar o Skype para GNU/Linux, analisar o comportamento do
mesmo (analisando sockets de IO, pacotes, p.e.: strace skype) e assim
'hackear' o protocolo e com base nisso desenvolver uma implementação livre e
distribuir em : http://openskype.sourceforge.net

Bom, temos clientes ICQ hoje no GNU/Linux graças a esse tipo de pessoas.
Obrigado povo !!!

Blz ?

[ ]'s
Emerson