[GUFSC] Ainda sobre o caso Sérgio Amadeu e MS

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Sexta Junho 18 15:25:43 BRT 2004

On Fri, Jun 18, 2004 at 02:55:41PM -0300, Wagner Saback Dantas wrote:

> [cortado]

> Exatamente, meu caro! Infelizmente, nem todo mundo enxerga a liberdade
> como um benefício coletivo.

> A restrição está em obter o código primeiro, aperfeiçoá-lo e fechá-lo
> depois. Isso é uma séria restrição ao meu ver e que as licenças BSD-like
> (até onde eu sei) permitem.

Sim, mas o codigo original continua livre. E a coletividade ainda sai
ganhando quando o codigo "chupado" e' de boa qualidade (ja' pensou
quao pior seria o Windows se a Microsoft nao tivesse usado a pilha
TCP/IP do BSD?)

> Ainda bem. :-) Agora, imagine se os beneficiários do código aberto do
> OpenBSD ou qualquer outro software sobre licença BSD fizerem alguma
> melhoria que o OpenBSD ou tais programas não contemplem, algo que poderia
> ser de muita valia para todos, mas que, pelo seu caráter restritivo, não
> liberam no fim do processo? É uma via única: recebo o seu código, mas não
> retorno o meu. Não concordo com isso.

A meu ver, esse tipo de pratica, quando danosa, acaba por derrubar
quem a realiza. Ate' porque quem se presta a "chupar" codigo dos
outros sem oferecer nada em troca demonstra que a decencia nao e' o
seu forte, e vai provavelmente fazer coisa pior que o tire do mercado.

> (snip)
> A propósito, o que são "IMHO" e "YMMV"?

Isso e' coisa de gente antiga... RTFAQ :-)

http://www.faqs.org/docs/jargon/R/RTFAQ.html
http://www.faqs.org/docs/jargon/I/IMHO.html
http://www.faqs.org/docs/jargon/Y/YMMV.html

Um abraco,