[GUFSC] NOTA À IMPRENSA -Sérgio Amadeu

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Sexta Junho 18 14:47:14 BRT 2004

[cortado]

Por partes (emendando as respostas de Pedro e Kimie):

Tudo bem, Pedro. Agora, por que os caras não fizeram isso antes quando da
ocorrência inicial de declarações sobre a tal tática de oferecer a
primeira leva e cobrar as subseqüentes depois? Não há configurado na minha
opinião a questão da imagem da empresa corrompida, mas um contra-ataque
jurídico com fundo político-econômico muito forte.

É. Ofender a MS simplesmente não resolve o problema. Concordo com você.
Entretanto, as pessoas desinformadas precisam estar cientes dos métodos e
práticas de tal empresa. Afinal, existem pessoas e pessoas, correto?

Êpa! Eu tenho instinto em me manter sobrevivendo, mas não de forma tão
inescrupulosa! :-)

Brincadeiras à parte, acho que mesmo o ato de distribuir softwares à
escolas e outras organizações, não é de bom grado. Ora, como esses caras
da MS conseguem dormir fazendo isso, mesmo sabendo dos efeitos aos pobres
receptadores (isso não é um trocadilho com tráfico de drogas, ok?) dos
seus programas? Seriam humanos a despeito de reconhecerem o trabalho de
não-informação que estão praticando?

(risos)

Peraí, Seu Moço... Não são más?

>   Do ponto de vista legal c certeza a empresa esta no seu direito.
> Acontece q
> em
> um caso como este, o q se avalia eh o impacto comercial deste tipo de
> acao,
> ateh pq o q real motivo disto tudo  nao eh a moral ferida, e sim muuito
> dinheiro. E se cada vez mais sua imagem esta denegrindo, devido a entre
> outros
> fatores, suas atitudes monopolistas, processar o Sergio Amadeu pode piora
> situacao.

Vejo esse momento como mais um degrau que a MS mais e mais desce direto à
desmoralização. E, como Cláudio Prado sinalizou, não dá pra saber se a
gente quer que isso aconteça mais pra alertar todos sempre (vide políticas
expansionistas e descabidas dos EUA via George W. Bush) ou não.

> Se bem q, por outro lado, um susto no  Sergio podera fazer c q realmente
> ele
> "fique mais quieto", o q tera um saldo positivo  na imprensa e
> consequentemente, em ambito internacional.

Ficar calado por suposto não é uma ótima solução também. A gente precisa
deixar de ser passivo por vezes e esbravejar em relação ao que nos atinge.
Ainda mais quando o nosso direito de escolha está em jogo e quando se
percebe que estão nos fazendo de tolos.

> De resto, concordo q a maneira mais eficiente de se ganhar mercado eh
> mostrando
> o q se tem de bom - e todos sabemos q o SL tem muito a oferecer -  e nao o
> q os
> concorrentes tem de ruim. Principalmente qdo o adversario eh poderoso como
> a MS
> e pode querer apelar, tal como geralmente acontece nas campanhas
> politicas. P
> mim, o caso das licencas gratuitas p escolas foi um exemplo disso, pois se
> governo nao tivesse escolha, nao acredito q a empresa teria sido tao
> [...]

Concordo nesse sentido: mostrar os podres da história é pior do que
esclarecer o melhor com trabalho sério e benefícios reais.

E uma duas coisas: a gente também precisa apelar também! Ou só a MS tem
direito?

Coisa número 2 (off-topic): acho que o autor da frase "Não concordo com
uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de
dizê-la." é Voltaire. :-)

--
Wagner Saback Dantas
wagners at das.ufsc.br
Departamento de Automação e Sistemas - DAS
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC