[GUFSC] Ainda sobre o caso Sérgio Amadeu e MS

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Sexta Junho 18 11:12:27 BRT 2004

On Thu, Jun 17, 2004 at 05:49:54PM -0300, Wagner Saback Dantas wrote:

> [cortado]

> Esse é meu medo, Rafael!

Medo de que? De alguem pegar um BSD e transformar em produto de codigo
fechado? A BSDi ja' fez isso e (basicamente) quebrou por causa da
concorrencia dos sistemas livres (notadamente o FreeBSD).

> E, de antemão, exprimo que eu fico no paradoxo:
> restringir para libertar, melhor dizendo, restringir para não deixar
> restringir, ou liberar pra todos e permitir possibilidades de restrição?
> Eu, até o exato momento, prefiro restringir para não restringir.

Ninguem que use o seu codigo (distribuido sob uma licenca BSD-like) em
um produto proprietario pode evitar que voce o distribua livremente.
Entao, onde esta' a restricao?

Conheco casos de empresas que usaram o codigo do OpenBSD como base
para seus produtos, como o NFR (sistema de deteccao de intrusoes) e
mesmo a Microsoft (dizem que o SFU--Windows Services for
Unix---utiliza codigo extraido do OpenBSD). Isso nao teve nenhuma
influencia negativa nos destinos do OpenBSD.

> [...]
> quer estabelecer uma licença para um software e dizer: "olha, você tem que
> aplicar a GPL e se deixar restringir à restrição, mesmo sabendo que você
> quer liberar pra todos sem se importar com o que façam com o seu software"
> é, contraditoriamente, injusto, sob o aspecto da liberadade do indivíduo
> criador do software. Entretanto, acho que a liberdade é válida perante a
> comunidade em geral, não somente perante um indíviduo. Todos precisam do
> acesso e da possibilidade de conhecer. Esse é o meu ponto de vista a favor
> sobre esse lado da GPL, o de proibir o proibir.

Talvez esteja ai' a diferenca filosofica. Pra mim, o mais importante
e' a liberdade do autor, ja' que o trabalho e' dele e nao da
comunidade. IMHO. YMMV. :-)

Um abraco,
--rro