[GUFSC] Ainda sobre o caso Sérgio Amadeu e MS

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Quarta Junho 16 17:55:06 BRT 2004

> Boa Tarde,
> Uma das coisas que se peca ao utilizar o software livre é o fato de que o
> Governo, claro, não diretamente a pessoal "Governo", mas sim quem está por
> traz desses projetos de apoiam o uso de Software Livre, é o fato de
> divulgarem sempre que o mesmo será utilizado para reduzir custos, reduzir
> custo, etc, etc, etc, etc, etc. Na minha opinião, redução de custo
> coisísima
> nenhuma,(mas sim agregar valor a software's que seram desenvolvidos, sendo
> eles de forma comercial ou não, questão de conhecimento, grande valor)
> [...]

Olá, Márcio! Boa tarde!

Reduzir custos, sim, por que não? Há o aspecto financeiro e não se pode
negar. Ao mesmo tempo, e isso é que eu acho a grande sacada do SL, é o
valor agregado disponível em um software dessa espécime. Pense aí:
qualquer um (você, eu, todos nessa lista e as demais pessoas fora dela)
pode ver, usar, aprimorar e deixar qualquer um agir do mesmo modo, sem
tirar nem pôr restrições. Aliás, que seja dito, restringir apenas a
restrição de um software livre. Proibido proibir, diga-se. :-)

Sobre usar SL e dizer que é livre, fica em relação ao caráter das pessoas.
Como sempre gosto de enxergar, existem pessoas, independentemente dos
preceitos que as mesmas seguem. Algumas de bom arbítrio, outras nem tanto
e outras totalmente sem. Algumas no barco à deriva e outras que procuram
se informar e auxiliar e outras verdadeiramente informadas.

Uma última coisa sobre o seu e-mail (que eclético ele, hein?), é a tal da
licença Java. É uma coisa que me deixa ressabiado pacas, sabe? Essa é que
é a verdade. Não a conheço em pormenores, mas sei que o fato de liberar a
especificação e deixar a implementação como segredo segregado não é nada
bom. Isso não me deixa 100% bem. Seria bom se alguém que conhecesse a
licença discorresse sobre a mesma (só não se esqueça de abrir outra
thread, ok? hehehe). Como gosto de dizer aos meus interlocutores, a idéia
da J2EE é fantástica, bem-vinda, mas a licença e as entrelinhas de
acordo...

Wagner Saback Dantas
wagners at das.ufsc.br
Departamento de Automação e Sistemas - DAS
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC