Re: [GUFSC] Ainda sobre o caso Sérgio Amadeu e MS

Márcio Luciano Donada marcio em lists.slchapeco.org
Quarta Junho 16 17:39:19 BRT 2004

Boa Tarde,
Uma das coisas que se peca ao utilizar o software livre é o fato de que o
Governo, claro, não diretamente a pessoal "Governo", mas sim quem está por
traz desses projetos de apoiam o uso de Software Livre, é o fato de
divulgarem sempre que o mesmo será utilizado para reduzir custos, reduzir
custo, etc, etc, etc, etc, etc. Na minha opinião, redução de custo coisísima
nenhuma,(mas sim agregar valor a software's que seram desenvolvidos, sendo
eles de forma comercial ou não, questão de conhecimento, grande valor)
vejam bem, não estou desmerecendo o software livre, mas sim, quero
acresentar que muita gente usa Linux ou GNU/Linux, como queiram, dizendo que
é livre eu uso software livre, mas infelizmente não consegiu sacar a moral
do software livre. Ao mesmo tempo, quanto uma empresa gasta para ter um
profissional certificado, não necessariamente certificado, mas bem
qualificado pra desenvolver o uso, pode-se dizer, uso correto das
ferramentas livres. Talvez a economia seja a licença, claro, mas é o
profissinal, acredito que tem muito por traz. O mesmo fato é a "licença" do
java do Java, coisa do tipo, utilizem ela agora de forma livre, mas depois
que você estiver dependente da ferramente ai vou começar a cobrar por ela,
neste caso estamos na mão da SUN, que anunciou na semana passada que estará
disponibilizando o codigo fonte do Solaris 9 para agregar valor ao Linux. Em
muitos momentos nos esquecemos dos profissionais que estão por traz do
software livre e que esses também tem que viver de alguma forma. Existem
atualmente muita grana em projetos para produção / desenvolvimento de
software livre o que eu acho muito importante pra tocar novos projetos.
Ainda teremos a Micro$oft parceira no eventos de software livre, e daqui
mais alguns dias teremos um GNU word (hehehehe)

Grande abraço,
Márcio Luciano Donada