[GUFSC] Inclusao Digital

Antonio Carlos Ribeiro Nogueira nogueira em emc.ufsc.br
Segunda Dezembro 20 17:24:21 BRST 2004

Jean, eu me refiro no caso de uma instituição pública, onde eu tenho que
atender o máximo de pessoas possíveis, e aproveitar a verba que pessoas
estão pagando através de impostos, para fornecer cursos de qualidade e
gratuitos. Veja bem, a questão a que eu estou me referindo é no caso de
serviços de administração onde existem softwares que são muito similares
e as diferenças são apenas cosméticas (word e openoffice). Você acha que
um dirigente de escola  pública está sendo ético ao optar por utilizar o
word? Por que então, nas instituições particulares (eu conheço uma que
foi altuada por estar utilizando software proprietário pirata e a partir
daí resolveu adotar o software livre) esta opção de escolha não é tão
importante assim? Porque o dinheiro que está sendo gasto para se pagar
as licenças não sai do bolso dele. Se não, com certeza, ele estaria
tentando conseguir um software opensource para a mesma tarefa. Claro
que, se não existe opção de você utilizar um software livre para um
objetivo para o qual não exista equivalente opensource, aí não temos
alternativa e somos obrigado a comprá-los. Agora, eu também penso que,
se a pessoa decidir pagar do bolso dela, ela pode escolher qualquer
software, livre ou proprietário, aí sim está sendo ética, mas com
dinheiro público não. Veja, com o dinheiro público, temos que ser muito
rigorosos com o que fazemos com este dinheiro. Agora volto a insistir;
tem pessoas que faz pirataria adoidado e não está nem aí com a lei...
Bem,  aí para mim, não tem diferença nenhuma entre esta pessoa e o
ladrão de bananas da banca de feira. É contraventor sim.
Concordo contigo que se a pessoa comprar o software com o dinheiro
proveniente do salário dela (e não de verbas de pesquisa ou de
extensão), aí ela está sendo ética sim.

Antonio Carlos