Re: [GUFSC] Re: Digest GUFSC, volume 9, assunto 2

grutz grutz em terra.com.br
Sexta Setembro 5 13:41:01 GMT+3 2003

On Fri, Sep 05, 2003 at 10:05:23AM -0300, Emerson Ribeiro de Mello wrote:
> Paremos com isso já !!! Cada um aqui quer puxar a sardinha para o
> seu lado, uns não gostam de Java (acredito que seja pq nunca viram
> mesmo) outros amam o Java...e assim fica essa discussão inútil a
> lista.

Para alguns esta pode ser a verdadeira discussão nas entrelinhas, para
mim não. Você deve conhecer melhor do que ninguém desta lista as
minhas opiniões sobre Java depois das nossas longas conversas. Acho
que não sou alienado sobre o assunto.

> [...]
>  Banco do Brasil viu que é um Applet Java que está lá pedindo a
>  senha ? Logo, se um cara tem windows 98 e usa a Internet para
>  acessar sua conta bancária, logo, este cara terá que possuir uma
>  JVM...acredito que a maioria já utilize a JRE da SUN.
>
>  - Precisa de uma JVM SL e que funcione corretamente.
>
>  Res: Será ? Como disse acho que a maioria dos usuários do Win98 já
> possuam uma JVM da SUN... e colocar no CD mais uma JVM (até agora
> não vi um SL que preste) irá causa confusão...pois o cara poderá
> pensar que para rodar o Jfig precisará dessa JVM SL....tsc...tsc..

Você está fazendo uma suposição que sim, eu posso fazer uma suposição
que não.

Não sei direito, mas pensei que o W98 vinha com um MSJava que roda
apenas applets e não aplicativos como os JRE da SUN fazem. Assim para
entrar no sítio do BB ninguém precisaria usar o JRE da SUN.

> O Gimp não faz tudo que o Jfig faz ?
>
> Como diria um dos pacientes do Analista de Bagé: Eu te perdôo.
>
> Conheces o Xfig ? ótimo...o Jfig é um clone só que em Java.

Hehe, vais ter que me perdoar mesmo pois pra que vou querer usar um
clone de Xfig em Java se uso sistemas tipo Unix livres que rodam
nativamente o Xfig e muito mais rápido? Só se eu amasse o Java mesmo!
OBS: Mais uma vez, de minha parte nada contra Java.

> Dá pra rodar o Xfig no windows ? Sim, conhecem o cygwin ??
>
> # Cygwin is a Linux-like environment for Windows. It consists of two
> parts: A DLL (cygwin1.dll) which acts as a Linux emulation layer
> providing substantial Linux API functionality.
> # A collection of tools, which provide Linux look and feel.
>
> http://cygwin.com/
>
> Sim...é GPL

Óbvio, com Cygwin é possível rodar uma quantidade enorme de
aplicativos se quizer o cidadão pode rodar o GNOME inteiro sobre Windows.
Não é nossa intenção mandar a quantidade enorme de aplicativos
disponíveis para Cygwin. Qualquer programa como Xfig vai provavelmente
precisar do XFree86 que ocuparia muito espaço no CD e acredito ser de
utilização duvidosa por usuários menos experientes.

> Respondendo o Andre....

>  Mais uma vez: Eu te perdôo.

Na verdade a especificação do Java é pública e livremente utilizável.
Na prática o uso efetivo de muitos dos aplicativos *livres* feitos em
Java depende de máquinas virtuais proprietárias que não são desejadas
por usuários de software livre.
Esforços existem para resolver este problema mas precisam de mais
programadores para serem concluídos logo. Que tal você ajudar?
Máquinas virtuais livres e rápidas existem mas dependem de um
Classpath livre que está ruim e imcompleto.
Alguns progressos interessantes já ocorreram como a compilação
completa do Eclipse com GCJ para código nativo. Mas falta muito o que
fazer nesta área.

>   Aqui vou pegar uma comparação que o Ricardo fez esses dias:
>
>   - Vc ao completar 18 deverá ir para uma Auto-escola e por
>     restrições do mercado vc terá que aprender a dirigir um GOL.
>     Pois é o carro líder de vendas no Brasil e somente depois que
>     certificar que vc sabe dirigir um GOL dae sim vc poderá tentar
>     novas aventuras com outros carros.

Eu também não concordo com a afirmação do André.

O uso de software livre para Windows só se justifica quando *VAI
EFETIVAMENTE* ocorrer uma migração para um sistema livre. Caso
contrário não+vejo como justificar nossa atitude de distribuir
software livre para um sistema operacional proprietário.

Se as pessoas começarem a usar softwares livre no Windows e
continuarem indefinidamente com este sistema nosso esforço terá sido
em vão.

Alguns podem dizer ``Ah, mas elas estão usando software livre''.
E eu digo ``Sim mas foi uma escolha técnica ou financeira e não
filosófica razão da existência do movimento e do próprio GUFSC''.

>  Dois motivos pelos quais o windows tá firme e forte:
>
>  - MS Office - querendo ou não é o que é ensinado em qualquer lugar
>  - Jogos - Querendo ou não...a mulecada começa a se interessar pelo
>    PC por ter visto na casa do amiguinho um jogo super legal e ele
>    vai comprar o jogo e a na caixa tá escrito: SO requerido:
>    windows.
>
> O resto das aplicações só quem é profissional que saberá o pq optar
> por um ou outro software. Tipo, és webdesign ? logo, dreamweaver e
> flash são quase que obrigatórios. Vai fazer um sítio no VI pra vc
> [...]

Sim, nosso CD vai ter um público bem específico. Mas mesmo estes
``culpados'' pela disseminação do Windows podem se interessar pelos
softwares que estaremos distribuindo.

> Desculpa-ae amigos....mas paremos com essas intrigas idiotas...e
> vamos produzir algo !!!

Sim, vamos.
Com relação à inclusão de Cygwin e programas livres em Java que tal
fazer uma enquete na página?

Flw

Ricardo.