Re: [GUFSC] Re: Digest GUFSC, volume 9, assunto 2

Emerson Ribeiro de Mello emerson em das.ufsc.br
Sexta Setembro 5 16:13:28 GMT+3 2003

Fala Grutz :)

Achei cômico o seu email....hehehehhe...vamos lá

Ps: Só para alertar os desavisados...eu e o Grtuz somos colegas e isso aki
nao eh uma discussao violenta :) soh eh papo de colegas :)

On Fri, 5 Sep 2003, grutz wrote:

> Para alguns esta pode ser a verdadeira discussão nas entrelinhas, para
> mim não. Você deve conhecer melhor do que ninguém desta lista as
> minhas opiniões sobre Java depois das nossas longas conversas. Acho
> que não sou alienado sobre o assunto.

Concordo contigo ow....

> Você está fazendo uma suposição que sim, eu posso fazer uma suposição
> que não.
>
> Não sei direito, mas pensei que o W98 vinha com um MSJava que roda
> apenas applets e não aplicativos como os JRE da SUN fazem. Assim para
> entrar no sítio do BB ninguém precisaria usar o JRE da SUN.

O windows 98 não vem com nenhuma...é preciso pegar depois..só no WinXp q
colocaram o MSJava que gerou o maior bafafá.

> Hehe, vais ter que me perdoar mesmo pois pra que vou querer usar um
> clone de Xfig em Java se uso sistemas tipo Unix livres que rodam
> nativamente o Xfig e muito mais rápido? Só se eu amasse o Java mesmo!
> OBS: Mais uma vez, de minha parte nada contra Java.

Sim....eu só peguei pra ver o Jfig..e não acho grandes coisas...acho
horrível...e com certeza a saída seria o Xfig...mas roda o Xfig no windows
? aplicacoes feitas em Java eu sei q rodam.. :p

> Óbvio, com Cygwin é possível rodar uma quantidade enorme de
> aplicativos se quizer o cidadão pode rodar o GNOME inteiro sobre Windows.
> Não é nossa intenção mandar a quantidade enorme de aplicativos
> disponíveis para Cygwin. Qualquer programa como Xfig vai provavelmente
> precisar do XFree86 que ocuparia muito espaço no CD e acredito ser de
> utilização duvidosa por usuários menos experientes.

Bão...foi como lhe falei....se quer q um usuario Windows use uma aplicacao
como o Xfig o jeito seria o Jfig.. :) jah q nao precisa do cygwin, é mais
fácil para executar..já que é em Java...e bla bla.

Tem outro clone do Xfig que rode no windows e que nao seja em Java ? Tem,
otimo...tire o Jfig do CD. :p

> [...]
> Na prática o uso efetivo de muitos dos aplicativos *livres* feitos em
> Java depende de máquinas virtuais proprietárias que não são desejadas
> por usuários de software livre.
> Esforços existem para resolver este problema mas precisam de mais
> programadores para serem concluídos logo. Que tal você ajudar?
> Máquinas virtuais livres e rápidas existem mas dependem de um
> Classpath livre que está ruim e imcompleto.
> Alguns progressos interessantes já ocorreram como a compilação
> completa do Eclipse com GCJ para código nativo. Mas falta muito o que

Ho ho ho...quem derá eu tivessse esse "poder"..heheh..longe de mim ser um
bom programador Java....soh faco minhas brincadeiras... :) acho que
programo melhor em C++ doq em Java :p

> Eu também não concordo com a afirmação do André.

 Blz.

> [...]
> EFETIVAMENTE* ocorrer uma migração para um sistema livre. Caso
> contrário não+vejo como justificar nossa atitude de distribuir
> software livre para um sistema operacional proprietário.
>
> Se as pessoas começarem a usar softwares livre no Windows e
> continuarem indefinidamente com este sistema nosso esforço terá sido
> em vão.
>
> Alguns podem dizer ``Ah, mas elas estão usando software livre''.
> E eu digo ``Sim mas foi uma escolha técnica ou financeira e não
> filosófica razão da existência do movimento e do próprio GUFSC''.

Acho que a razao aqui soh vai ficar para pessoas da área...duvido que
pessoas da area deBiologicas por exemplo vai optar na escolha de software
levando em conta se ele eh livre ou nao.

Essas pessoas querem um programa que atenda as suas necessidaes, que seja
bonitinho, funcional, e barato ou melhor de graça.

pq vc acha que tem windows pra caramba por ae ? pq nao custa nada
(óia...seria por causa dos camêlos :p ), eh bonitinho e atende as
necessidades: escrever uma carta, mandar um email, rodar um programa de
controle financeiro, etc.

> Sim, nosso CD vai ter um público bem específico. Mas mesmo estes
> ``culpados'' pela disseminação do Windows podem se interessar pelos
> softwares que estaremos distribuindo.

se eh um publico especifico, logo acredito que estas pessoas sejam da area
de informatica e consigam instalar o cygwin :) Concordo que não é nada
trivial instala-lo. Se ficar de fora do Cd tbm nao acharei ruim :)...mas
eh uma coisa que muitos achariam curioso...rodar um "emulador" de
GNU/Linux dentro do Windows....sei lá.

> Sim, vamos.
> Com relação à inclusão de Cygwin e programas livres em Java que tal
> fazer uma enquete na página?

Acho que programas livres em Java pode colocar sem problema... soh
explicando o fato que estes precisam de uma JVM, essa por eqto terah que
ser proprietaria :(

Falow ae,

Emerson