[GUFSC] CD de software livre para W32Blaster :-P

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Quarta Setembro 3 23:59:19 GMT+3 2003

On Wed, Sep 03, 2003 at 10:06:42PM -0300, Ricardo Grützmacher wrote:

> Nós somos um grupo que advoca em favor do software livre e me parece
> absurdo dizer abertamente para alguém: ``instala este software
> proprietário aí, é só mais um mesmo...''.

Pense como quiser. Eu continuo achando que incluir programas Java
seria melhor do que reduzir as opcoes do usuario, mesmo que para isso
seja necessario usar a JVM da Sun.

Por outro lado, concordo com a sugestao de alguns colegas de deixar
bem claro que os programas Java, apesar de livres, dependem de um
ambiente de execucao proprietario.

> Isto é um erro que não podemos cometer.
> Fazer isto dizer para o usuário entender que o negócio é software
> grátis; é evitar a ``pirataria''.

A questao da pirataria refere-se apenas ao aspecto legal, nao
filosofico. Nao e' porque eu defendo software livre que eu vou
compactuar com a pirataria.

> Inclusive o uso desta palavra ``pirataria'' já foi motivo de vários
> comentários.
>
> Vejam http://www.gnu.org/philosophy/words-to-avoid.html#Piracy
>
> Evitem usar ``pirataria'' no lugar de ``software não legalizado''.
> A comunidade de software livre rejeita a analogia entre a ação de um
> pirata com a ação de uma pessoa que copia um software.

A comunidade de software livre nao se restringe a Richard Stallman
ou `a FSF. Pirataria e' um termo bastante claro e inequivoco para se
referir `a copia/uso ilegal de software, independente do que eles
pensem.

Um abraco,
--rro