[GUFSC] CD de software livre para W32Blaster :-P

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Quarta Setembro 3 22:06:42 GMT+3 2003

> Eu, particularmente, nao vejo problemas em colocar o jfig no CD, uma vez
> que se trata de software livre. Alem disso, existem JVMs livres,
> embora eu particularmente nao tenha usado nenhuma delas (ate' porque
> nao uso Java):
>
>   http://www.kaffe.org/links.shtml#freevms

Sim existem várias e algumas/várias delas são muito boas. O caso é que o
Classpath é inconpleto/ruim o que inviabiliza o uso até da melhor
máquina virtual livre.

> Por outro lado, afinal de contas, para usuarios Windows mesmo a JVM da
> Sun seria "apenas" mais um componente proprietario no sistema, mas com

Nós somos um grupo que advoca em favor do software livre e me parece
absurdo dizer abertamente para alguém: ``instala este software
proprietário aí, é só mais um mesmo...''.

> a vantagem de ser uma plataforma que permite a utilizacao de outros
> programas livres, e que esta' disponivel gratuitamente (i.e., nao e'
> pirataria).

Isto é um erro que não podemos cometer.
Fazer isto dizer para o usuário entender que o negócio é software
grátis; é evitar a ``pirataria''.

Inclusive o uso desta palavra ``pirataria'' já foi motivo de vários
comentários.

Vejam http://www.gnu.org/philosophy/words-to-avoid.html#Piracy

Evitem usar ``pirataria'' no lugar de ``software não legalizado''.
A comunidade de software livre rejeita a analogia entre a ação de um
pirata com a ação de uma pessoa que copia um software.

Sds.
Ricardo.