[GUFSC] CD de software livre para W32Blaster :-P

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Quarta Setembro 3 17:40:33 GMT+3 2003

On Wed, Sep 03, 2003 at 05:17:24PM -0300, Ricardo Grützmacher wrote:

> Não seria caso de discriminação, mas sim de coerência, evitando colocar
> pressão sobre o usuário para ele usar ainda outro software proprietário
> (além do Windows) quando tenta usar um software livre.
>
> O que um usuário que pretende adotar softwares livres vai pensar quando
> ele descobrir que precisa instalar uma máquina virtual proprietária.
>
> Java é muito legal e tal mas tem este problema. Se queremos ser
> advogados honestos do software livre não podemos fazer isto.
>

> Espero não estar sendo boçal mas acho que até aqui só eu argumentei
> sobre a questão.

Nao acho que seja questao de alguem estar sendo bocal ou nao, mas
talvez os outros membros da lista nao concordem com sua posicao.

Eu, particularmente, nao vejo problemas em colocar o jfig no CD, uma vez
que se trata de software livre. Alem disso, existem JVMs livres,
embora eu particularmente nao tenha usado nenhuma delas (ate' porque
nao uso Java):

  http://www.kaffe.org/links.shtml#freevms

Por outro lado, afinal de contas, para usuarios Windows mesmo a JVM da
Sun seria "apenas" mais um componente proprietario no sistema, mas com
a vantagem de ser uma plataforma que permite a utilizacao de outros
programas livres, e que esta' disponivel gratuitamente (i.e., nao e'
pirataria).

Um abraco,
--rro