[GUFSC] Plataforma Eleitoral de Software Livre para Reitores

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Quarta Outubro 8 18:06:42 GMT+3 2003

Leonardo Trentini Lang wrote:

> Posso tentar. Assim que a carga horária permitir, vou dar uma olhada na página.

Demora menos que escrever um email.

> O LTSP está sendo configurado pelo administrador do laboratório, e um colega
> está cuidando da parte de emissão de carteirinhas - e de manter o sistema atual
> funcionando, o que dá bastante trabalho :-).

Vocês (ou o administrador) poderiam trocar idéias com o Bernardo do
LIICT ou Pedro Ribeiro (ambos assinantes desta lista) sobre o criação de
um LTSP no LIICT.

> Sem problemas. Mas como já disse, depende da disposição da carga horária; não
> posso prometer nada pra antes de 2 semanas.

Seguinte, eu queria que acabasse essa história de ``ah, vamo ver se eu
tenho tempo...'' editar o WikiWiki é mais rápido que mandar um email.

Escreve de qualquer jeito se quizer, algum WikiChato vai passar lá
depois para ajeitar o que você escreveu.

Aliás já criei para ti:

http://www.softwarelivre.ufsc.br/tiki/tiki-index.php?page=SugestoesAoLabufsc

Galera, por favor colaborem mandando sugestões para que o LabUFSC fique
show!

> Interessante. Vou conversar com o administrador a respeito. Onde teria uma
> lista destes programas?

Na página acima eu cito, é:
http://www.softwarelivre.ufsc.br/tiki/tiki-index.php?page=GraduacaoLivre

> "Antigamente" o sistema foi mal-dimensionado. Só pra dar uma idéia, era um AMD
> de 1Ghz c/ 512Mb-1Gb de RAM para metade do laboratório (cerca de 100 micros).
> Era alguém abrir o navegador que o servidor se "rasgava", literalmente. Sem
> contar que escolheram os micros errados para isso (a parte nova).

Era TOTALMENTE RIDÍCULO!!! Máquinas Duron 800 MHz com 20GB de disco
APENAS com Windows 2000 no HD e GNU/Linux via LTSP. Por que não
instalaram localmente?

Outras: tiraram shell, colocaram netscape velho, o netscape não abria,
tinha um gerenciador de arquivos que não funcionava, ou seja inútil. Só
servia para fazer propaganda negativa de softwares livres e do
GNU/Linux. Por isso me preocupo e gostaria que você nos informasse o que
está sendo feito lá para que possamos ajudar a tornar o LabUFSC um
cartão postal de software livre na UFSC. :)

> Estamos planejando em, inicialmente, utilizar dois servidores dual PIII c/2Gb
> de RAM - distribuindo processamento via OpenMOSIX - para manter cerca de 8-10
> micros LTSP. E aí vamos expandindo para mais computadores se possível. Ah sim,
> e usando a parte velha pra isso. :-)

Acho que agüenta mais máquinas. Com relação ao OpenMOSIX vale a pena.
Não dá muito overhead? Não era melhor ter vários servidores responsáveis
por máquinas individuais?

At.
grutz.