[GUFSC] Plataforma Eleitoral de Software Livre para Reitores

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Quarta Outubro 8 17:23:17 GMT+3 2003

Citando Ricardo Grützmacher <grutz em terra.com.br>:

> Você poderia melhorar este item no Wiki então?

Posso tentar. Assim que a carga horária permitir, vou dar uma olhada na página.

> este

> servidores),
> saber

> que os
>
> Excelente notícia Leonardo, parabéns!
>
> Você está recebendo ajuda ou está fazendo este trabalho sozinho?

O LTSP está sendo configurado pelo administrador do laboratório, e um colega
está cuidando da parte de emissão de carteirinhas - e de manter o sistema atual
funcionando, o que dá bastante trabalho :-).

> Que tal fazer uma página do LabUFSC no WikiWiki do GUFSC para que
> possamos colocar nosssas sugestões técnicas.

Sem problemas. Mas como já disse, depende da disposição da carga horária; não
posso prometer nada pra antes de 2 semanas.

> As minha sugestão (já adiantando) é disponibilizar todos os programas
> usados pela disciplinas de Graduação Livre nas instalações de GNU/Linux.

Interessante. Vou conversar com o administrador a respeito. Onde teria uma
lista destes programas?

> será
> obviamente,
>
> Só por favor não façam como foi feito antigamente que não era possível
> trabalhar com a máquina de tão lentas que estavam.

"Antigamente" o sistema foi mal-dimensionado. Só pra dar uma idéia, era um AMD
de 1Ghz c/ 512Mb-1Gb de RAM para metade do laboratório (cerca de 100 micros).
Era alguém abrir o navegador que o servidor se "rasgava", literalmente. Sem
contar que escolheram os micros errados para isso (a parte nova).

Estamos planejando em, inicialmente, utilizar dois servidores dual PIII c/2Gb
de RAM - distribuindo processamento via OpenMOSIX - para manter cerca de 8-10
micros LTSP. E aí vamos expandindo para mais computadores se possível. Ah sim,
e usando a parte velha pra isso. :-)

> [...]
>
> Eu comecei a testar o CODA mas não consegui fazer funcionar por causa do
> módulo do kernel necessário para o cliente.
>
> Do lado de cada servidor são necessários vários diretórios além do
> diretório compartilhado.
>
> Pelo que parece não se usa CODA para montar um /home por exemplo, pois é
> necessário fazer login para renovar o token do CODA.
>
> Na página do CODA eles não recomendam que cada cliente também seja um
> servidor por questões de desempenho.
>
> É isso que eu sei, mas se quizer brincar com CODA podemos conversar, já
> que eu ainda não consegui fazer o cliente funcionar.

Bem, eu comecei com o CODA mas desisti. Minha opinião é que o sistema é muito
desorganizado, e, de acordo com o site, instável. Outro ponto negativo é que
não é bem suportado em plataformas Windows também, e precisamos de algo que
funcione. Por isso o OpenAFS entrou em cena, porque possui suporte nativo pra
várias plataformas e, pelo que parece, é muito bem mantido.

Bem, é isso.

--
Leonardo Trentini Lang AKA tlang em inf.ufsc.br
--

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho
é no dicionário. -- Albert Einstein.