[GUFSC] Plataforma Eleitoral de Software Livre para Reitores

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Quinta Outubro 9 18:18:29 GMT+3 2003

> Aliás já criei para ti:
>
> http://www.softwarelivre.ufsc.br/tiki/tiki-index.php?page=SugestoesAoLabufsc

Obrigado, até amanhã passo por lá.

> Era TOTALMENTE RIDÍCULO!!! Máquinas Duron 800 MHz com 20GB de disco
> APENAS com Windows 2000 no HD e GNU/Linux via LTSP. Por que não
> instalaram localmente?

Administração anterior. Também, quando entrei aqui, isso já tinha sido
removido, então não sei muito mais sobre o ocorrido.

Ah sim, corrigindo; era um AMD com 1Gb de RAM cuidando de cerca de 68
máquinas.

> Outras: tiraram shell, colocaram netscape velho, o netscape não abria,
> tinha um gerenciador de arquivos que não funcionava, ou seja inútil. Só
> servia para fazer propaganda negativa de softwares livres e do
> GNU/Linux. Por isso me preocupo e gostaria que você nos informasse o que
> está sendo feito lá para que possamos ajudar a tornar o LabUFSC um
> cartão postal de software livre na UFSC. :)

Nessa época eu era usuário ainda.. Lembro que até tinha conseguido um
jeito pra abrir o shell via konqueror. ;-)

Concordo com você sobre a propaganda negativa. Eu me senti ofendido por
aquilo. Por isso eu também resolvi entrar nesta bolsa.

> Acho que agüenta mais máquinas. Com relação ao OpenMOSIX vale a pena.
> Não dá muito overhead? [...]

O 'overhead' do OpenMOSIX, creio eu, é a latência. Os servidores estarão
diretamente conectados via um cabo crossover, o que irá amenizar esta um
tanto (eliminando roteadores e hubs do meio do caminho).

> [...] Não era melhor ter vários servidores responsáveis
> por máquinas individuais?

É uma solução, mas aí aparece o clássico problema de distribuição
irregular da carga: todas as máquinas de um servidor sendo utilizadas e
nenhuma/poucas do outro.

É isso.
--
Leonardo Trentini Lang AKA tlang em inf.ufsc.br