[GUFSC] Plataforma Eleitoral de Software Livre para Reitores

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Quarta Outubro 8 08:38:49 GMT+3 2003

> Com relação a:
>
> "LabUFSC
>
> Disponibilizar inicialmente em mais de 50% dos computadores o sistema
> operacional GNU/Linux.
> Posteriormente todas as máquinas com GNU/Linux."

Você poderia melhorar este item no Wiki então?

> [...]
>
> 1) Inicialmente estamos convertendo os sistemas dos servidores e de partes
> administrativas para GNU/Linux. As máquinas de desenvolvimento rodam apenas este
> sistema, assim como todos os servidores (exceção para o atual servidor de
> impressão, mas cuja substituição é iminente).
>
> 2) Em seguida, implementar-se-á uma solução LTSP + OpenMOSIX(nos servidores),
> utilizando as máquinas low-end para tal fim (usuários do laboratório devem saber
> bem quais são).
>
> 3) Finalmente, conversão total do laboratório para software livre (assim que os

Excelente notícia Leonardo, parabéns!

Você está recebendo ajuda ou está fazendo este trabalho sozinho?

Que tal fazer uma página do LabUFSC no WikiWiki do GUFSC para que
possamos colocar nosssas sugestões técnicas.

As minha sugestão (já adiantando) é disponibilizar todos os programas
usados pela disciplinas de Graduação Livre nas instalações de GNU/Linux.

> Novamente, gostaria de ressaltar que os servidores do laboratório rodam
> estritamente software livre. Exemplos não faltam, como OpenLDAP (aonde será
> hospedado o novo banco de dados), MySQL, Samba, squid, OpenMOSIX e, obviamente,
> GNU/Linux.

Só por favor não façam como foi feito antigamente que não era possível
trabalhar com a máquina de tão lentas que estavam.

> Há ainda uma iniciativa de instalação de um sistema de arquivos distribuído como
> o OpenAFS (preferivelmente) ou o Coda para aproveitar os espaços inutilizados
> das próprias máquinas clientes para armazenar os arquivos. Caso alguém possua
> experiência com algum destes sistemas, eu
> ficaria realmente grato se pudesse compartilhar desta.

Eu comecei a testar o CODA mas não consegui fazer funcionar por causa do
módulo do kernel necessário para o cliente.

Do lado de cada servidor são necessários vários diretórios além do
diretório compartilhado.

Pelo que parece não se usa CODA para montar um /home por exemplo, pois é
necessário fazer login para renovar o token do CODA.

Na página do CODA eles não recomendam que cada cliente também seja um
servidor por questões de desempenho.

É isso que eu sei, mas se quizer brincar com CODA podemos conversar, já
que eu ainda não consegui fazer o cliente funcionar.

At.
Ricardo.