[GUFSC] Plataforma Eleitoral de Software Livre para Reitores

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Quarta Outubro 8 02:17:59 GMT+3 2003

http://www.softwarelivre.ufsc.br/tiki/tiki-index.php?page=PlataformaDeSoftwareLivre

> Também deixei em
> http://www.softwarelivre.ufsc.br/tiki/tiki-list_file_gallery.php?galleryId=5

Com relação a:

"LabUFSC

Disponibilizar inicialmente em mais de 50% dos computadores o sistema
operacional GNU/Linux.
Posteriormente todas as máquinas com GNU/Linux."

Já existe uma iniciativa com objetivo semelhante no laboratório.

1) Inicialmente estamos convertendo os sistemas dos servidores e de partes
administrativas para GNU/Linux. As máquinas de desenvolvimento rodam apenas este
sistema, assim como todos os servidores (exceção para o atual servidor de
impressão, mas cuja substituição é iminente).

2) Em seguida, implementar-se-á uma solução LTSP + OpenMOSIX(nos servidores),
utilizando as máquinas low-end para tal fim (usuários do laboratório devem saber
bem quais são).

3) Finalmente, conversão total do laboratório para software livre (assim que os
outros objetivos estiverem concluídos).

A primeira parte está praticamente concluída, restando apenas converter o
software de comunicação com a catraca TR-100. Devo dizer que esta parte está
sendo um certo entrave, em parte pela falta de abertura da empresa que forneceu
o 'hardware' e pela falta de documentação que há sobre o mesmo. O SO da catraca
é fechado, logo, não temos acesso a dados específicos do seu funcionamento e
contamos com a 'boa vontade' dos fabricantes para progredir (*). Pessoalmente,
espero que isto seja resolvido até semana que vem, para que possamos nos
dedicar aos outros objetivos.

A propósito, os usuários do laboratório também devem ter notado que a catraca
está inoperante faz algumas semanas; exatamente por estar sendo adaptada a uma
máquina GNU/Linux.

Novamente, gostaria de ressaltar que os servidores do laboratório rodam
estritamente software livre. Exemplos não faltam, como OpenLDAP (aonde será
hospedado o novo banco de dados), MySQL, Samba, squid, OpenMOSIX e, obviamente,
GNU/Linux.

Há ainda uma iniciativa de instalação de um sistema de arquivos distribuído como
o OpenAFS (preferivelmente) ou o Coda para aproveitar os espaços inutilizados
das próprias máquinas clientes para armazenar os arquivos. Caso alguém possua
experiência com algum destes sistemas, eu
ficaria realmente grato se pudesse compartilhar desta.

(*) Adiantando-me no caso de alguém sugerir escrever um SO para a catraca do
zero: já cojitei esta hipótese anteriormente. Entretanto, se você dispõe de
horas extras para efetuar disassemblies e programar em baixo nível, sem se
preocupar em ter resultados instantâneos, ou se está cursando poucos créditos e
possui tempo de sobra, ficarei muito grato em passar-lhe as informações que
consegui coletar sobre o microprocessador e os componentes internos da catraca
(inclusive algumas páginas contendo um simulador, infelizmente para plataforma
Windows).

Vale também lembrar que o material desenvolvido por lá *deverá* ser liberado
sobre GPL. Isto porque, como já foi discutido aqui antes, podem existir
implicações legais para redistribuição deste código. Se alguém souber do
contrário, "sou todo ouvidos".

Sem mais, é isso.

--
Leonardo Trentini Lang AKA tlang em inf.ufsc.br
--

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho
é no dicionário. -- Albert Einstein.