Eclipse e Java (era: Re: [GUFSC] Kdevelop versus anjuta)

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Quinta Maio 8 09:23:49 GMT+3 2003

> Vamos para o principal ponto deste email :). Nao gostei nem um pouco sobre
> o comentario: "Baixa portabilidade (é programado em Java)".
>
> Rapaz, se o pessoal da SUN ler isto ae vao ter um treco do coracao...faz

Por que todo mundo usa esta expressão ``se o pessoal da SUN ler isto ae
vao ter um treco do coracao''? Por acaso eles são alguma espécie de
entidade divina, donos da verdade? Eu acho que são os marketeiros-mor
desta história.

> isso nao....O grande lance do Java é esse. Vc compila um .java, gera um
> .class e poderá rodar em qualquer S.O. e qq hardware que possua uma
> maquina virtual Java, sem que haja a necessidade de enviar ou .java ou
> mesmo de ter que compilar este .java para cada arquitetura e S.O.
>
> Concordo sim que um programa em C/C++ pode ser compilado em uma grande
> gama de arquiteturas e S.O, porém o binário gerado pela compilacao só
> poderá ser utilizado na arquitetura e SO onde o mesmo foi criado.

Tudo isso a gente já sabe, mas esta argumentação esconde o fato de que
existem apenas duas arquiteturas de hardware e cinco sistemas
operacionais onde java ``supostamente'' funciona.

Entretanto programas em C/C++ podem ser recompilados para unas 50
arquiteturas de hardware (ou mais) e uns 50 sistemas operacionais
diferentes (ou mais). ``Ah, mas tem que compilar''; então pense em
Python, Perl e PHP.

> Bao, nunca mexi com o Anjuta mas fui lá no site deles pra ver se poderia
> rodar esta AID em qualquer SO ou hardware. No FAQ deles me deparei com a
> seguinte questao:
>
> Q: Is here/will there ever be Anjuta for Windows ?
>
> A: No, unless GNOME itself is ported to Windows first. Anjuta depends a
> lot on features provided by GNOME and UNIX
>
> Acho que isso está dizendo que o Anjuta não funciona no Windows, correto ?

Assim eu entendo, mas e daí? É apenas um sistema operacional.
Tecnicamente ruim e proprietário.

Seria melhor se até ali rodasse, mas parece que o vínculo com as
bibliotecas GNOME é forte a ponto de não ser fácil recompilar para
windows. O que não seria verdade se o aplicativo fosse GTK puro.

Agora talvez seja possível você instalar XFree86, GNOME e tal via Cygwin
e assim o Anjuta funcionaria. Faltaria ainda o GCC, CVS, GNU Make, etc...

> Acho que vc fez esta confusao de portabilidade de aplicativos
> desenvolvidos em Java devido ao Eclipse, pois existe versoes para
> Windows e Linux...correto ?

Não, não levei isto em conta pois entendi o questão particular do
Eclipse antes de mandar o primeiro email.

Não conheço a definição exata de portabilidade (ou transportabilidade
como originalmente era usado na Língua Portuguesa). Minha idéia é olhar
o código e não o binário, pois obviamente um binário em linguagem de
máquina não é portável e um binário em qualquer outro formato vai ter
que ser interpretado por uma máquina virtual específica para cada
hardware/sistema operacional e portanto pode ser 100% portável.

Até que se disponibilizem JVMs para outros hardwares e sistemas
operacionais, *na prática* (ATENÇÃO, ESTOU FALANDO NA *PRÁTICA*!) java
será menos portável que C/C++.

Portabilidade pra mim é uma questão matemática e não uma questão de
marketing.

Ricardo.